Comemorações dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras tiveram início

18.02.2023

A Chegada e Entronização do Reis na noite de sexta-feira, dia 17 de fevereiro, marcou o arranque oficial das Comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras. Tal como em 1923 (na altura apenas com o Rei), suas Altezas Reais chegaram à Estação Ferroviária de Torres Vedras, onde foram recebidas por milhares de foliões.

Em ano de Centenário, este momento foi especial contando com a presença de antigos Reis e Rainhas do Carnaval de Torres Vedras. À habitual comitiva que dá forma ao cortejo que acompanha os Reis, juntaram-se figuras como o primeiro-ministro, os generais, o bobo e os gaiteiros.

Se há 100 anos o cortejo carnavalesco seguiu pela então vila, com paragem em cada coletividade, este ano os Reis do Carnaval percorreram o centro da cidade numa charrete até ao edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Na entrada do edifício da Câmara Municipal, todos os Reis e Rainhas do Carnaval, desde 1923, foram homenageados, com a atribuição de uma estatueta aos próprios ou aos seus representantes. Seguiu-se a coroação do Rei, D. Carnaval Cemxeta Takatósga, e da Rainha, Dª Pynguita Tapindemnizada.

Antes da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, entregar as chaves da cidade aos Reis, rematou o seu discurso afirmando “o Centenário continua, temos um ano de celebração! Viva o Carnaval de Torres Vedras!”.

O primeiro-ministro leu o Decreto Real e os Reis surgiram na varanda do edifício da Câmara Municipal, de onde saudaram os foliões.

A cerimónia continuou com uma projeção de videomapping comemorativa dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras, com referência a vários símbolos e momentos do Carnaval torriense. Reis, matrafonas, cabeçudos, corso escolar, batalhas de flores e cocotes apareceram representados neste espetáculo de luz, cor e som com direção artística do torriense Rui Gato.

O hastear das bandeiras da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Real Confraria do Carnaval de Torres e do Carnaval de Torres Vedras marcou o encerramento da cerimónia.

Publicado: 18.02.2023 - 02:37 horas