Comemorações do Dia Mundial do Ambiente

08.06.2006

O Dia Mundial do Ambiente comemorou-se a 5 de Junho.
Neste âmbito, a Câmara Municipal levou a cabo um vasto conjunto de iniciativas, que tiveram continuidade no dia seguinte, as quais são demonstrativas da crescente atenção que tem prestado às questões ambientais.
A 12.ª edição do Costa Viva realizou-se, no dia 5 de Junho, nas dunas da Praia Azul, nas Arribas e Pinhais do Seixo e na Praia de Santa Rita, tendo, no seu decorrer, sido recolhidos aproximadamente 1300 kgs de resíduos, por cerca de 230 alunos de escolas dos concelhos de Torres Vedras e Bombarral. A actividade, organizada pelo Espeleo Clube de Torres Vedras, a Associação de Defesa de Património de Torres Vedras e a Câmara Municipal, culminou com o tradicional almoço-convívio no Karting de Santa Cruz.
Também nesse dia, foram desenvolvidas actividades de animação, no Parque Verde da Várzea, onde 1146 crianças de 22 instituições tiveram oportunidade de brincar em insufláveis, participar em jogos ou conhecer o funcionamento de uma estação de triagem.
Ainda no dia 5 de Junho, a Câmara Municipal assinou um Protocolo com o Parque Biológico de Gaia para a elaboração de um estudo prévio, com vista à construção do Parque Temático "A Vida na Terra", na antiga lixeira da Fonte Grada; e foi apresentado, no Edifício dos Paços do Concelho, o Manual de Boas Práticas Agrícolas no sector hortícola, pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste.
Já no dia 6 de Junho, inaugurou-se o Eco-Caminho Turcifal/Serra do Socorro, bem como o ECOCENTRO, situado no Parque Regional de Exposições.
Nestes dois dias esteve patente, no Parque Verde da Várzea, a Exposição "Borboletas de Lixo", constituída por 98 trabalhos produzidos por crianças de 29 instituições, a partir de materiais reutilizados.
De referir que, também com o intuito de assinalar o Dia Mundial do Ambiente, o Centro de Educação Ambiental promoveu um Concurso intitulado "Preservação do Ambiente", que consistiu na realização de trabalhos sobre esta temática. Nesta iniciativa participaram 20 instituições, tendo o 1.º prémio sido atribuído à criação do ATL de São Pedro da Cadeira.

Última atualização: 27.07.2017 - 19:02 horas