"Clube Sénior" festejou 11.º aniversário

06.07.2017

O projeto municipal Clube Sénior festejou o seu 11.º aniversário com um almoço-convívio realizado no dia 4 de julho no Hotel Dolce Campo Real.

A atividade começou ainda pela manhã, com aulas experimentais de golfe no campo de golfe deste hotel e uma visita à Igreja do Turcifal orientada por Joaquim Moedas Duarte.

O saxofonista Ricardo Branco garantiu a animação musical neste almoço, que teve como momento alto o corte do bolo de aniversário do projeto.

Também deste almoço, para além do discurso do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, refira-se a apresentação do trabalho de estágio de Joana Santos (do 3.º ano do curso de Animação Sociocultural da Escola de Serviços e Comércio do Oeste), que com os membros do Clube Sénior compilou receitas culinárias num trabalho intitulado “Cozinha com História”.

Presentes nesta festa estiveram também a vereadora da área de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, e vários presidentes de junta de freguesia do concelho.

Recorde-se que o Clube Sénior é um projeto de animação sociocultural que consiste na dinamização de espaços de educação não formal para munícipes com idades a partir dos 55 anos. Atualmente está a funcionar em 15 núcleos, envolvendo 256 membros, em A dos Cunhados, Sobreiro Curvo, Carvoeira, Dois Portos, Maceira, Matacães, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Ramalhal, S. Domingos de Carmões, Assenta, Azenha Velha, Boavista-Olheiros, Santa Cruz e Turcifal.

Das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto em 2016/2017, saliente: a exposição “Museu de Recordações”, que consistiu em fotografias realizadas por Sofia Máximo de objetos com valor sentimental selecionados pelos seniores, a que se associaram histórias; a atividade “À Conversa com…”,  por meio da qual um conjunto de convidados estiveram nos diversos núcleos do Clube Sénior a abordar diferentes temáticas (Europa, a botânica, o património arquitetónico do concelho, a saúde e consumo responsável); e a continuação do serviço educativo do Clube Sénior, no âmbito do qual membros de seis núcleos se deslocaram a escolas para partilhar histórias e experiências que fazem parte da memória coletiva (como a vindima, a evolução dos meios de comunicação, a escola, o processo da lã e as lavadeiras).

Referência também para a continuação das parcerias do Clube Sénior com diversos serviços municipais: com a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, nomeadamente por meio do projeto “No Coração da minha infância”, com o qual se pretende recolher histórias de vida, da cultura infantil e do papel social dos seniores, tendo nesse âmbito os núcleos da Boavista-Olheiros e da Azenha Velha produzido um livro; com a Galeria Municipal, agora com o projeto “Paisagens Tecidas”, no âmbito do qual todos os núcleos participaram numa oficina de tapeçaria que consistiu na criação de pequenos teares; e com a Biblioteca Municipal, no âmbito da qual o núcleo do Sobreiro Curvo foi desafiado a construir uma história e a elaborar em tecido um “livro gigante” alusivo à temática das estações que servirá de base à realização de atividades com crianças.

Os interessados em integrar o Clube Sénior devem contactar a sua junta de freguesia ou a Área Sénior da Câmara Municipal pelo n.º de telefone: 261 320 773.

Última atualização: 21.02.2019 - 18:03 horas