Ciclo de conferências sobre a I Guerra Mundial chegou ao seu término

05.06.2018

“1918 – O Ano do Fim?” foi o tema da quinta conferência do ciclo promovido pelo núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes com o apoio da Câmara Municipal dedicado à Primeira Guerra Mundial.

Realizada no dia 2 de junho, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, esta conferência contou com um painel constituído por três oradores militares com vastos conhecimentos no âmbito do estudo sobre o referido conflito militar ocorrido há um século, nomeadamente: o Tenente-General José Antunes Calçada, que desenvolveu o tema `Os tratados do pós-Grande Guerra e as suas consequências´; o Major-General Luís Tavares Nunes, que abordou o tema ´A intervenção portuguesa na Flandres - o CEP´; e o Coronel Manuel Veiga Mourão, que apresentou uma comunicação sobre o tema `A Primeira Guerra Mundial nos Balcãs´. A conferência foi moderada pelo professor universitário Carlos Guardado da Silva.

O referido ciclo de conferências teve início em 2014, no intuito de acompanhar, cem anos depois, o que mais de destacado aconteceu na Europa e no Mundo no âmbito do primeiro conflito bélico à escala global.

No ano transato o tema da conferência deste ciclo fora “1917 – O Ano de todas as decisões”, na qual também se abordou a forma como o mencionado confronto militar afetou a realidade torriense há um século atrás.

Última atualização: 06.06.2018 - 10:46 horas