Chás de Pedra em torno d' "A Água" na sua décima edição

24.07.2019

Imagem da segunda conferência

Foi em torno d "A Água” que os Chás de Pedra se realizaram este ano.

Completando a sua primeira década, o evento consistiu, como é habitual, em colóquios realizados nas três primeiras sextas-feiras de julho, ao início da noite, na Azenha de Santa Cruz, os quais tiveram como temas: "O veraneio em Portugal ao tempo da Belle Époque: 1890-1914", proferido por Irene Vaquinhas (da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); “Têm tudo para dar certo: as termas dos Cucos e do Vimeiro no contexto do termalismo português”, proferido por Jorge Mangorrinha (da Universidade Lusófona); e “A BANHOS! A praia e o nascimento do turismo em Portugal (1850-1930)”, proferido por João Miguel Henriques (do Município de Cascais).

De referir, relativamente à designação desta iniciativa, que o termo "pedra" remete, na sua origem identitária, para uma tipologia de património, o património edificado, existente no Concelho. Nesta décima edição dos Chás de Pedra alargou-se o conceito de património, elegendo por temática "A Água", conjugando esta dimensão com a do desenvolvimento turístico do Concelho.

Recorde-se que são objetivos do evento Chás de Pedra: contribuir para a formação e o reforço da cidadania; incrementar o conhecimento da história torriense; promover o estudo, a informação e a divulgação do património do território torriense; e valorizar o património arquivístico e edificado do Concelho.

Esta atividade integra-se no programa “Onda de Verão”, é organizada pela Câmara Municipal, e conta com a coordenação científica de Carlos Guardado da Silva.

71 participações foram contabilizadas este ano na mesma.

Última atualização: 25.07.2019 - 13:45 horas