Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras foi inaugurado

02.02.2023

O Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, foi inaugurado a 1 de fevereiro, com a presença do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa. O equipamento resulta da reabilitação do antigo Posto da Guarda Fiscal de Porto Novo e tem como objetivo a divulgação de conhecimento e da investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras.

A cerimónia teve início com o descerramento da placa de inauguração, a que se seguiu uma visita ao espaço.

A coordenação científica e técnica do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras será assegurada pela NOVA School of Science and Technology, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Para tal, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Município de Torres Vedras e esta instituição.

Neste âmbito, coube a José Carlos Ferreira, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do polo da Universidade Nova de Lisboa, apresentar o plano de atividades do equipamento, que assenta em quatro eixos: capacitar os estudantes; investigar nos domínios do mar e das zonas costeiras; experimentar, através de ações de educação-ação; e partilhar o conhecimento com a comunidade.

O diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, José Júlio Alferes, referiu que este Centro conjuga dois fatores importantes: “trazer os investigadores para junto da matéria que investigam, mas fazer isso num sítio que também envolve a comunidade e trata da divulgação daquilo que vão fazendo”.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, explicou que este Centro “irá integrar uma rede de equipamentos municipais, da qual já faz parte o Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, localizado no antigo Posto da Guarda Fiscal da Assenta”. Laura Rodrigues referiu, ainda, que a implementação de um modelo de gestão colaborativo com uma entidade do sistema científico e tecnológico “potencia uma maior capacidade de intervenção e meios qualificados associados ao ensino, à investigação científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação”.

“A Universidade Nova tem de facto um trabalho importante nesta temática dos oceanos”, referiu o secretário de Estado do Mar, acrescentando que este será um projeto inovador que irá “afirmar este território como um território de excelência do ponto de vista do conhecimento.”

A cerimónia terminou com uma história do livro Ouriço-do-mar contada pelos alunos da Escola Básica e Jardim de Infância da Conquinha. Este livro, que resultou do projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-mar”, teve como objetivo promover a criatividade dos alunos do concelho de Torres Vedras na área da escrita e despertar a sua curiosidade para a biodiversidade existente no Oceano.

O Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras enquadra-se na estratégia de desenvolvimento local “ecoMAR”, promovida pelo Grupo de Ação Local, e insere-se na tipologia: “Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos”. O projeto envolveu um investimento de cerca 216.075,276 €, financiado em 169.981,94 € pelo Programa Operacional Mar 2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e em 29.996,81 € através de apoio financeiro Público Nacional.

Publicado: 02.02.2023 - 18:38 horas