Centro Municipal da Juventude conta com novos serviços

29.05.2018

Novos serviços disponibilizados no Centro Municipal da Juventude foram apresentados.

Tal aconteceu numa reunião realizada no dia 23 de maio, neste local, para a qual foram convidadas várias entidades do concelho, entre elas, agrupamentos de escolas e serviços de psicologia, Centro de Saúde e Hospital, tendo ficado estipulado que interlocutores das entidades presentes farão o devido encaminhamento dos jovens para diagnóstico e possível acompanhamento.

Na sessão de abertura dessa reunião, a vereadora da Área da Juventude da Câmara Municipal, Ana Umbelino, realçou a enorme importância que todos os serviços do Centro Municipal da Juventude têm para a comunidade e para os jovens do concelho, afirmando que a conjugação do trabalho de todos os parceiros dos novos serviços do mesmo com a Câmara Municipal resultará numa resposta eficaz, necessária e até agora inexistente, no que concerne à saúde mental, saúde familiar e serviço de orientação vocacional para jovens.

No decorrer da sessão foi explicado pelos respetivos técnicos que o GAJA (Gabinete de Atendimento a Jovens e Adolescentes), que se encontra em funcionamento com a parceria do CRI-Oeste e Centro de Saúde de Torres Vedras, disponibilizará doravante dois novos serviços: uma consulta de psicologia destinada a jovens com idades entre os 13 e 21 anos, com vista a uma avaliação de diagnóstico e/ou acompanhamento psicológico, prestando-se um serviço clínico no âmbito da saúde mental; e uma consulta de saúde familiar e serviço de planeamento familiar.

Na ocasião foi também apresentado um futuro serviço de Orientação Profissional que começará a funcionar em setembro. Trata-se de um serviço que funciona como complemento ao trabalho levado a cabo pelo Gabinete de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação, o qual se destina preferencialmente a jovens com idade até aos 30 anos, entre estes os que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico, o ensino secundário e o ensino profissional, auxiliando-os na construção de um projeto escolar e/ou profissional.

Nesta reunião foi ainda explicado que o Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude dispõe de um outro conjunto de projetos direcionados aos jovens do concelho relacionados com a sua participação cívica, ocupação de tempos livres, voluntariado e mobilidade internacional.

A reunião terminou com uma visita às instalações desse equipamento municipal.

Última atualização: 01.06.2018 - 11:13 horas