CASI tem-se revelado um serviço pertinente para a comunidade

04.08.2022

Imagem do CASI

O CASI (Centro de Atendimento Social Integrado), espaço que funciona no n.º 15 B da rua 9 de Abril, em Torres Vedras, completou, no passado dia 16 de julho, um ano de funcionamento.

Recorde-se que a criação deste espaço pela Câmara Municipal visou dar resposta às necessidades sentidas pela população mais vulnerável residente no Concelho, por meio de uma intervenção em problemáticas psicossociais, com vista à melhoria da qualidade de vida e bem-estar da comunidade, prevenindo situações de risco, vulnerabilidade, discriminação e exclusão social. De sublinhar que o funcionamento do CASI tem subjacente uma atuação concertada ao nível da promoção do bem-estar social, com enfoque no munícipe e/ou famílias.

No primeiro ano de funcionamento do CASI contabilizaram-se 1.816 presenças de munícipes nesse espaço, a maioria (51%) para abordar assuntos relacionados com a área da Habitação. 8% das presenças registadas no CASI no seu primeiro ano de funcionamento relacionaram-se com assuntos referentes ao Programa ABEM - Rede Solidária do Medicamento (atribuição de cartão que permite o acesso a medicação sem qualquer custo para o munícipe), 5% com assuntos relativos a carência alimentar (atribuição de vales alimentares por meio do Programa Municipal de Apoio Extraordinário no âmbito da COVID-19), 3% com assuntos referentes a carência social (atribuição de apoios financeiros para pagamento de despesas essenciais também por meio do referido programa) e 9% com outros assuntos.

No mencionado período realizaram-se, nas instalações do CASI, 436 atendimentos presenciais.

Os meses em que são formuladas candidaturas a programas de Habitação da Câmara Municipal (setembro e outubro) foram aqueles em que se verificou maior número de deslocações ao CASI.

Última atualização: 05.08.2022 - 10:58 horas