Casal de S. Pedro "viajou" pelo segundo ano à Idade Média

19.06.2019

Feira medieval no Casal de São Pedro em Dois Portos

A medieval feira do Casal de S. Pedro, precursora da atual Feira de S. Pedro, foi pelo segundo ano recriada, nos dias 15 e 16 de junho.

Cerca de três mil pessoas passaram por este evento que proporcionou uma verdadeira “viagem” no tempo com figurantes vestidos à época, momentos de recriação histórica, tasquinhas, petiscos, vinho e doçaria da região.

Dos momentos de recriação histórica saliente-se os relativos à “Atribuição da primeira Carta de Feira anual a Torres Vedras”, à “Recriação de cobrança de impostos” e à leitura da “Carta de transferência da Feira para Torres Vedras“.

Neste último momento esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, que tal como o presidente da União das Freguesias de Dois Portos e Runa, João Tomás, salientou o trabalho e a dedicação de todos os que se empenharam na concretização desta iniciativa.

De referir também desta feira as atuações dos grupos de música e animação medieval itinerante, respetivamente, Sons da Serra e Impostoritos, as danças medievais apresentadas pelo grupo Flui, a atuação itinerante dos Gaiteiros da Freiria e o concerto de música medieval do grupo Albaluna.

A Feira do Casal de S. Pedro é uma organização da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Dois Portos e Runa.

Participaram nesta Feira:

• Herdade da Estrela;
  • A.R.D. Caixaria;
  • Adega Cooperativa de Dois Portos, C. R. L.;
  • A.C.R.D. Bulegueira;
  • Associação de Caçadores de Dois Portos;
  • Associação de Socorros de Dois Portos;
  • A. D. R. C. M. Dois Portos;
  • C. A. S. Runa;
  • Centro Educativo de Dois Portos;
  • Centro Popular de Trabalhadores da Ribaldeira;
  • Comissão do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres;
  • Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Dois Portos;
  • Escola Profissional Agrícola Fernando Barro Leal - A.V.A.;
  • Grupo de Jovens da Catequese de Dois Portos;
  • Núcleo de Dois Portos do projeto “Clube Sénior”;
  • Rancho Folclórico “Os Rurais” do Furadouro;
  • U.R. Patameirense;
  • Moradores do Casal de São Pedro de Dois Portos.
Última atualização: 25.06.2019 - 12:22 horas