Carreiras vai ter espaço dedicado à sua tradição teatral

29.05.2019

A antiga escola primária das Carreiras vai ser convertida num centro de interpretação da atividade teatral desta localidade.

Para esse efeito foi aprovada na 2.ª feira, dia 27 de maio, na reunião pública do executivo municipal, a minuta do respetivo acordo de cooperação a celebrar entre o Município de Torres Vedras, a Associação Dramática e Recreativa das Carreiras e a União das Freguesias da Carvoeira e Carmões (UFCC), bem como a minuta do respetivo contrato de comodato.

Segundo o texto desse acordo, o mesmo é celebrado tendo em conta “o interesse em preservar a memória e o papel da Associação Dramática e Recreativa (ADR), constituída em 1951, no fomento do teatro amador, nos habitantes da aldeia das Carreiras. Não obstante, a arte teatral, de caráter amador, se manifestar naquela localidade há mais de 80 anos.

Torna-se necessário inventariar, documentar, preservar e divulgar o acervo/espólio da ADR, reconstituindo a identidade e memórias coletivas da arte teatral da comunidade”.

Como se pode também ler no documento: “A ADR obriga-se a inventariar, documentar, salvaguardar, conservar e tornar público o espólio da ADR; conceber uma programação anual ou dentro de outro âmbito temporal a definir; conceber e organizar atividades e exposições; colaborar na realização de estudos e pesquisas de entidades externas; a ADR disponibilizará recursos humanos que possam assegurar a abertura do espaço e acompanhamento das visitas em conjunto com a UFCC (…); a UFCC obriga-se a fazer a conservação e manutenção do edifício da escola primária (futuro Centro de Interpretação do Teatro das Carreiras), que será objeto de contrato de comodato a celebrar entre os outorgantes (…); o Município de Torres Vedras obriga-se a colaborar nas diferentes fases do processo da conceção ao funcionamento do Centro de Interpretação de Teatro das Carreiras, nomeadamente no acompanhamento técnico na fase de pesquisa, elaboração e renovação de conteúdos, bem como no estabelecimento de relações de cooperação com os serviços educativos do Município de Torres Vedras e na integração nas rotas turístico-culturais, entre outras”.

Última atualização: 30.05.2019 - 13:09 horas