"Camelar" contra a discriminação e a xenofobia...

09.04.2019

O Dia Internacional do Povo Cigano foi assinalado ontem, dia 8 de abril, tendo Torres Vedras se associado à efeméride com a inauguração da exposição Camelar, da autoria de Sérgio Aires, no centro comercial Arena Shopping.

“Camelar”, uma palavra que em caló significa "amar"…  As fotografias selecionadas para esta mostra, recolhidas junto de várias comunidades ciganas do país, tentam precisamente “transmitir a ideia de que, contra o ódio e a discriminação, devemos responder com amor. As imagens são todas, direta ou indiretamente, evocativas desta mensagem: amizade, amor, alegria, esperança e paz”, lê-se na sinopse da exposição.

“Às vezes é preciso chocar as pessoas”, afirmou Sérgio Aires na inauguração da exposição, por alusão nomeadamente à fotografia mais icónica da mesma em que uma mulher de etnia cigana beija um objeto em forma de sapo.

A esse propósito a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, entidade responsável pela organização da mostra, defendeu na sua intervenção que “é fundamental nos tempos que vivemos contrariar os discursos de ódio e xenofobia”, sendo “inaceitável os atuais discursos contra as comunidades ciganas que são ampliados nas redes sociais”. Ana Umbelino acrescentou que “de uma herança cultural, de diferentes olhares, se deve construir o futuro”, num momento em que “ainda não conseguimos incluir todos os cidadãos na sociedade”, tendo a exposição que estava a ser inaugurada a missão de alertar e consciencializar para essa situação.

Nesse ato inaugural esteve presente Bruno Gonçalves, vice-presidente da associação Letras Nómadas, a quem Ana Umbelino aproveitou para agradecer a ajuda que prestou à Câmara Municipal na estruturação de uma política de integração da comunidade cigana torriense.

Ainda na ocasião, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal parabenizou Sérgio Aires pela sua sensibilidade artística e capacidade de abordar um tema tão difícil de forma tão positiva, agradecendo também ao Arena Shopping por ter acolhido a exposição Camelar, o que acontece no âmbito da função social que tem desempenhado ao dar a conhecer projetos artísticos de autores locais e produtos endógenos.

O diretor do Arena Shopping, António Matos, por seu lado, revelou que se disponibilizou desde a primeira hora para receber a exposição, bem como que sempre teve consciência da importância da comunidade cigana em Torres Vedras e que a relação do centro comercial torriense que repreenta com a mesma já se vem desenvolvendo de há alguns anos a esta parte.

Camelar pode ser visitada no Arena Shopping até ao próximo dia 21 de abril.

Última atualização: 10.04.2019 - 10:42 horas