Câmara Municipal promove "Olá Setembro! Um regresso à escola para todos"

02.09.2016

Com o novo ano letivo à porta, a Câmara Municipal de Torres Vedras promove um conjunto de atividades e iniciativas destinadas a todos os intervenientes na comunidade educativa local, com o objetivo de trazer novidades e informações úteis para um recomeço mais claro e tranquilo. Este é o programa “Olá Setembro! Um Regresso à Escola para todos”, concebido a pensar nas 14 mil crianças e jovens que regressam, neste mês de setembro, aos estabelecimentos de ensino e educação do nosso concelho.

Setembro marca-nos a todos, pais, filhos, profissionais de educação. Para uns significa a reorganização de rotinas, para outros, rever colegas ou professores, ou mesmo ainda, para muitos, um tempo de fazer escolhas, estabelecer metas e rever procedimentos e estratégias. Seja qual for o caso, o desafio é para todos… e é grande!

Assim, para um regresso informado e tranquilo, a Câmara Municipal desenvolve as seguintes ações, destinadas a diferentes envolvidos neste processo do “regresso à escola”:

- Publicação de artigos semanais, no jornal local Badaladas, sobre os projetos e iniciativas de educação em destaque no concelho, apresentando-se boas práticas educativas no município.

- Apresentação da equipa que constitui a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, o seu núcleo duro de 16 pessoas, entre dirigentes, técnicos superiores e apoio administrativo, a par de 4 motoristas de transportes escolares, 18 assistentes operacionais que exercem funções nos refeitórios municipais e 117 assistentes operacionais que prestam apoio nos estabelecimentos escolares do nosso concelho.

- Realização de iniciativas Team Building, no sentido de proporcionar formação contínua profissional e aprendizagens e ganhos efetivos de competências, através de modelos e metodologias ativas de participação. Neste sentido, serão promovidas atividades destinadas a assistentes operacionais afetos à Divisão de Educação e Atividade Física que exercem funções em estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo da rede pública do concelho (atividade que decorrerá no dia 5 de setembro, no Parque Verde da Várzea); e atividades destinadas a assistentes operacionais afetos à Divisão de Educação e Atividade Física que exercem funções nos refeitórios municipais (a acontecer no dia 7 de setembro).

- Apresentação do Programa Pedagógico dos Serviços Educativos para o ano letivo 2016/2017, aos coordenadores de departamento do pré-escolar e 1.º ciclo, bem como aos do 2.º, 3.º ciclo e secundário. Esta apresentação decorrerá no dia 7 setembro, no Centro de Educação Ambiental, e reunirá as ações organizadas pelos 10 serviços educativos da Câmara Municipal de Torres Vedras dirigidas aos docentes e alunos de todo o nosso concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

- Publicação de Boletins informativos, garantindo uma maior comunicação com os encarregados de educação do pré-escolar e 1.º ciclo. Porque se pretende que os encarregados de educação iniciem este ano letivo com maior tranquilidade e mais esclarecidos, são reunidas as principais informações sobre os projetos e programas de educação. Estas informações, além de disponíveis no Portal de Educação, serão também entregues aos encarregados de educação nas reuniões de início de ano letivo.

- Continuação do Programa “Conversas com Pais”.

- A reunião do Conselho Municipal de Educação e a conferência de abertura do ano letivo são também ações englobadas neste programa.

“Olá Setembro! – Um regresso à escola para todos“

Mais informações no Portal da Educação

Última atualização: 29.10.2019 - 16:57 horas