Torres Vedras

Câmara Municipal marcou presença no encontro anual da NECSTouR

18.04.2017

Torres Vedras marcou presença no encontro anual da NecStour que se realizou nos dias 30 e 31 de março, em Sevilha (Espanha).

O evento reuniu membros da NECSTouR, rede universitária, representantes dos estados membros europeus, instituições da União Europeia, tourism skateholders e especialistas internacionais em desenvolvimento turístico sustentável.

De referir que as Nações Unidas declararam 2017 o Ano Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (IYSTD2017), tendo nesse âmbito a NECSTouR, em parceria com a World Tourism Organisation (UNWTO), organizado a conferência "Smart Tourism Destinations – Contribution for the Planet and its People", realizada no decorrer daquele encontro.

Essa conferência procurou analisar as potenciais mudanças que o turismo pode promover em relação às diferentes metas para o desenvolvimento sustentável (SDGs- Sustainable Development Goals), com base na Agenda 2030, dando-se primazia às ações que os destinos inteligentes desempenham como motores de mudança para um turismo mais sustentável no território europeu.

Recorde-se que a NECSTouR é uma network de regiões europeias para a Sustentabilidade e Competitividade do Turismo, que visa desenvolver e fortalecer um quadro coerente para a coordenação de programas de desenvolvimento regional e de investigação sobre o turismo sustentável e competitivo, na sequência das orientações da Comissão Europeia intituladas "Agenda para o turismo sustentável e competitivo Europeia".