Câmara municipal é uma das "Autarquias + Familiarmente Responsáveis"

09.07.2009

A câmara municipal é uma das 13 do país mais familiarmente responsáveis.

A esta conclusão chegou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas), o que o levou a atribuir uma distinção à câmara municipal numa cerimónia realizada no dia 8 de Julho, no auditório da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra.

Para chegar àquela conclusão o referido observatório levou em linha de conta um conjunto de iniciativas da câmara municipal relacionadas com o apoio às famílias, como: o Programa de Apoio ao Arrendamento (destinado a indivíduos ou a agregados familiares residentes no concelho que tenham dificuldade em suportar os custos do arrendamento do imóvel onde habitam); o regulamento para a comparticipação em obras de conservação, reparação ou beneficiação de habitações degradadas; ou o serviço de refeições em estabelecimentos de ensino público do concelho com ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico (mediante o qual se proporciona refeições a custos reduzidos a crianças destes níveis de ensino). De referir que a Tarifa Familiar da Água (que proporciona um preço de consumo de água mais reduzido a agregados familiares compostos por cinco ou mais pessoas) criada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento também foi considerada na avaliação realizada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Publicado: 22.04.2013 - 18:22 horas