Câmara Municipal distinguida pelo sexto ano como "amiga das famílias"

24.11.2014

Torres Vedras tem tido uma das câmaras municipais mais amiga das famílias.

Por essa razão recebeu no dia 19 de novembro, no auditório da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra, a "Bandeira Verde com Palma" por parte do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Tal deveu-se ao facto de ter sido distinguida pelo sexto ano consecutivo como ”autarquia familiarmente responsável” por este observatório criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Recorde-se que a atribuição da bandeira verde da iniciativa "Autarquia + Familiarmente Responsável" resulta da realização de um inquérito a nível nacional aos municípios, mediante o qual são analisadas as políticas de apoio à família dos mesmos em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas nesse inquérito as boas práticas das câmaras municipais para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre Trabalho e Família.

A Tarifa Familiar da Água foi a medida destacada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis para a atribuição à Câmara Municipal da "Bandeira Verde com Palma". Para além desta, saliente-se outras também levadas em linhas de conta para esse efeito: os Planos de Promoção da Acessibilidade (que incluem a implementação das “Agostinhas”); a criação do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual; a criação do Gabinete de Atendimento a Seniores; a criação da Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras; a implementação dos ateliês Empreender Criança em turmas do 1.º ciclo do ensino básico (em parceria com a Associação Industrial Portuguesa); a implementação do serviço de transporte Porta-a-Porta; a redução do valor mensal da comparticipação em menores (irmãos) do mesmo agregado familiar, no âmbito do Serviço de Apoio à Família relativo à educação pré-escolar da rede pública; a comparticipação de título de transporte a alunos abrangidos pela Ação Social Escolar que residam a menos de 4km da escola (com o 1.º escalão) e que não estão abrangidos pela Lei dos Transportes Escolares; e a atribuição de novas bolsas para estágios profissionais em empresas europeias, no âmbito do Projeto Euroformar (destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos).

Mais informações sobre as ações da Câmara Municipal na área do apoio à família podem ser consultadas no site do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Última atualização: 28.05.2020 - 14:02 horas