Câmara Municipal dedicou de novo o mês de novembro à ciência

10.12.2018

Novembro foi de novo “mês da Ciência” no concelho.

Foram várias as atividades promovidas pela Câmara Municipal no âmbito desta iniciativa que parte da criação do Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), em 1997, em homenagem a Rómulo de Carvalho.

Champimóvel

No âmbito do Mês da Ciência, o Parque Regional de Exposições acolheu entre os dias 5 e 9 de novembro a exposição itinerante da Fundação Champalimaud Champimóvel. Tratou-se de um show animado e interativo em 3D apresentado num simulador, em que os jovens acompanham o Champi (desenho animado) numa emocionante e interativa viagem pelo corpo humano. Cerca de 450 jovens estudantes, provenientes da Escola Secundária Madeira Torres, Escola Básica Padre Vítor Melícias, Externato de Penafirme, Centro Educativo de Campelos e Escola Internacional de Torres Vedras, participaram nesta experiência inovadora.

Uvada com Ciência

No dia 9 de novembro o Torres Vedras LabCenter acolheu Uvada com Ciência, uma tertúlia conduzida por Ilda Caldeira, investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a que assistiram cerca de 40 pessoas. Como se faz a uvada e quais os aspetos técnicos da prática tradicional foram temas desenvolvidos na ocasião, tendo ainda sido apresentados resultados científicos de vários estudos realizados no INIAV, relacionados com a recuperação de receitas, otimização de receitas, caracterização do doce e diversificação do doce. A tertúlia foi seguida por uma mostra de uvada, comentada pelos vários produtores presentes, o que antecedeu uma prova. Estiveram presentes nesta ação os seguintes produtores: Terras de Dinossauros, de Joaquim Gomes; Conservas a Oeste, de Entre Prosas; Doces da Ribeira, de Maria da Conceição Gomes; Paulo Rodrigues; Doces Tentações, de Artur Gomes; EUMA – Tradição no Sabor, de Eusébio Marques; Escola 4 G de Campelos, Projeto solidário e intergeracional; e Moinhos da Capucha, de Ana Duarte.

Centro de Ciência Viva de Constância em Torres Vedras

No dia 16 de novembro foi a vez do Centro de Ciência Viva de Constância se deslocar a Torres Vedras para a dinamização de duas atividades integradas no Mês da Ciência: uma viagem pelo céu noturno no planetário insuflável, que decorreu no átrio principal do Labcenter, a que assistiram 218 alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e 22 adultos; e uma observação do céu noturno com telescópio, no Parque Verde da Várzea, em que participaram 33 pessoas.

Semana da Ciência e Tecnologia

Também integrado no Mês da Ciência, o LabCenter organizou pelo segundo ano a Semana da Ciência e Tecnologia, com atividades que decorreram entre os dias 21 e 24 de novembro, e em que participaram cerca de 250 pessoas. Para o público escolar foram proporcionadas as seguintes atividades: As profissões do CENFIM - Casa inteligente/Vem construir a tua máquina; Feira de Ciência no FabLab; Mostra de projetos de Impressão, Modelação 3D e Fotogrametria; A física das marés; Kefir - um elixir da juventude; e O flagelo dos plásticos. Para o público em geral, foram organizados 5 workshops: Realidade Aumentada; IOT - Internet of Things; Gravura e Matéria Sensível; ISS - International Space Station; e Dia da Ciência e Tecnologia - Vem experimentar. Nesta Semana da Ciência e Tecnologia no LabCenter estiveram envolvidas as seguintes instituições/projetos: Câmara Municipal, Lab Aberto Fab Lab, CENFIM (Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), ESCO (Escola de Serviços e Comércio do Oeste), associação MarMeu, Instituto Politécnico de Leiria, Clube Espacial Português, ESERO Portugal, Louros Mad, Foco Criativo e Foco Aeronautical Services.

Ciência, o que se faz por cá!

Ainda no âmbito do Mês da Ciência foi mais uma vez proporcionada a atividade Ciência, o que se faz por cá!, a alunos do 9.º ao 12.º ano, a qual teve como principal objetivo motivar os jovens para a área científica dando a conhecer eventuais possibilidades de locais de emprego ou de estágio futuros no concelho. Por este motivo, foram visitadas instituições envolvidas em projetos de investigação ou que aplicam técnicas científicas com interesse para a comunidade escolar, desde a Tecnimede, na Caixaria (investigação na área da indústria farmacêutica), à Sociedade de História Natural, em Santa Cruz (paleontologia), passando pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Dois Portos (investigação na área dos vinhos), Uavision, no Bonabal (produção de drones) e Campus Neurológico Sénior, em Torres Vedras (doenças neurodegenerativas). 251 alunos participaram nestas visitas que se realizaram na segunda quinzena de novembro.

Também integrado no Mês da Ciência proporcionou-se a alunos dos 2.º e 3.º ciclos a atividade A Robótica vai à Escola, em que participaram 175 alunos; e tem estado patente no Centro de Educação Ambiental a exposição Morcegos às Claras, cedida pelo Centro de Ciência Viva do Alviela, a qual pode ser visitada até ao final do ano.

Mais informação sobre o Mês da Ciência pode ser consultada no Portal da Educação.

Última atualização: 04.02.2019 - 18:31 horas