Câmara Municipal de Torres Vedras apoia a atividade física com 361 mil euros

16.07.2021

Fotografia do anfiteatro do Parque Verde da Várzea onde se vêm várias pessoas sentadas, enquanto a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras faz uma intervenção.

A Câmara Municipal de Torres Vedras irá apoiar 41 associações desportivas locais, num investimento total de cerca de 361.623 euros. Os contratos-programa de apoio à atividade física da época 2020/2021 foram assinados na passada quarta-feira, 14 de julho, no Parque Verde da Várzea, numa cerimónia em que também foi assinado o memorando de entendimento do Cartão Branco.

“Sabemos que tudo tem sido muito difícil, com uma redução muito grande de atividade e com a redução de receitas” afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, para destacar a importância de garantir a continuidade do trabalho desenvolvido pelas associações. Tal como na última época, os apoios às associações desportivas contaram com uma majoração de 10%, uma medida local de apoio no âmbito da pandemia de COVID-19.

No âmbito do Programa de Apoio à Atividade Física Federada, foram atribuídos 224.850 euros que irão abranger cerca de 2.600 atletas federados em 21 modalidades distintas. Já a promoção da atividade física não federada irá contar com um investimento de 93.985 euros. O apoio às associações desportivas abrange, ainda, a formação de agentes desportivos (com um investimento de 6.413 euros) e o “Programa de Promoção da Ética no Desporto” (que conta com 3.500 euros).

“Torres Vedras é um exemplo em relação à ética no desporto e na aposta que faz nesta matéria” referiu o vogal do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Carlos Pereira, destacando que Torres Vedras foi o quinto município a aderir ao Cartão Branco, num universo de 65 entidades. Com a celebração deste memorando de entendimento, o Município compromete-se a aplicar o Cartão Branco em eventos desportivos, competições e outras iniciativas desportivas.

Trata-se de um recurso pedagógico que distingue e promove condutas eticamente corretas praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Ética no Desporto, a Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola.

Publicado: 16.07.2021 - 19:44 horas