Câmara Municipal coorganizou formação avançada de Gerontologia

09.12.2022

Imagem da intervenção da vice-presidente da Câmara Municipal na cerimónia de entrega de diplomas da formação

Uma Formação Avançada de Gerontologia e Cuidados Centrados na Pessoa Idosa, direcionada a auxiliares de ação direta, realizou-se entre outubro de 2021 e junho de 2022, no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal, o Campus Neurológico Sénior e as instituições particulares de solidariedade social de apoio a idosos do Concelho.

A cerimónia de entrega de diplomas dessa formação aconteceu no passado dia 29 de novembro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Frequentaram e concluíram esta formação 27 auxiliares de ação direta, provenientes de 13 instituições do Concelho: Casa do Povo do Maxial, Casa do Povo de Runa, Casa do Povo da Freiria, Fundação Lar S. Francisco, Lar Nossa Senhora da Luz, Associação de Socorros de Campelos, Centro de Acolhimento de São Pedro, Centro Social Paroquial de Torres Vedras, Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira, Associação de Solidariedade e Ação Social da Ventosa, Associação de Solidariedade e Ação Social da Ponte do Rol, Associação para o Desenvolvimento e Melhoramentos da Póvoa de Penafirme e Campus Neurológico Sénior.

A formação, que teve uma duração de 80 horas, e componentes teórica e prática, foi ministrada por 15 formadores do Centro Neurológico Sénior.

Dotar cuidadores formais diretos de competências para promover e prestar cuidados diferenciados e de qualidade ao idoso foi o principal objetivo da iniciativa, cujas temáticas abordadas foram: Anatomia e Fisiologia do Ser Humano; Psicopatologia do Idoso; Envelhecimento e Saúde Mental; Neuropsicopatologia do Idoso; Deontologia e Ética Profissional; Nutrição e Disfagia; Comunicação e Relações Interpessoais nos serviços de ação médica; Higiene, Segurança e Cuidados; Primeiros Socorros e Intervenções; Técnicas de Mobilização, Transferências e Transporte; e Comorbilidades.

Na cerimónia de entrega de diplomas da formação esteve presente a vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que felicitou as formandas, nomeadamente pela resiliência que revelaram ao longo da iniciativa, decorrida em período de pandemia. Ainda segundo Ana Umbelino, a função de cuidar requer uma visão humanista que deve ser aliada ao conhecimento científico, o qual foi, nas suas palavras, transmitido de forma exemplar pelos formadores do Centro Neurológico Sénior.

Em representação desta instituição na referida cerimónia esteve Raquel Bouça, coordenadora pedagógica e científica do Campus Neurológico Sénior, que aproveitou o momento para efetuar um balanço da formação, tendo na ocasião enaltecido o esforço das formandas, que se refletiu na avaliação final que lhes foi atribuída.

Ainda antes da entrega dos diplomas, a formanda Dina Ginja, em nome do grupo de formandas, partilhou com os presentes o seu testemunho sobre a experiência vivida ao longo do processo formativo.

De referir ainda que os presentes foram brindados com um momento musical a cargo de Ricardo Meira (professor no Conservatório de Música da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras).

Última atualização: 26.12.2022 - 12:57 horas