Câmara Municipal associou-se mais uma vez ao Dia Mundial da Diabetes

23.11.2016

A Câmara Municipal associou-se, tal como já tem acontecido em anos anteriores, ao Dia Mundial da Diabetes.

Nesse âmbito promoveu um conjunto de iniciativas entre os dias 11 e 18 de novembro, em parceria com o ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Oeste Sul (por intermédio do Centro de Saúde de Torres Vedras) e o Centro Hospitalar do Oeste (por intermédio da unidade de Torres Vedras).

No decorrer dessa semana de atividades a Igreja de Santa Maria do Castelo foi mais uma vez iluminada de azul; efetuaram-se 78 rastreios a diabetes, no Mercado Municipal; teve lugar também neste local o showcooking "Um pequeno almoço saudável", em que foram confecionadas e degustadas várias propostas de pequenos almoços saudáveis; realizou-se uma edição do Torres Vedras Night Run dedicada à temática da diabetes em que participaram 143 pessoas; e elaborou-se uma ementa escolar saudável de sensibilização para a prevenção da diabetes, que abrangeu 64 crianças.

Ainda no âmbito da iniciativa foram realizadas várias sessões com crianças sobre a roda dos alimentos, bem como sobre a importância de uma alimentação saudável e do exercício físico na prevenção da diabetes tipo 2. No dia 14 de novembro, nas escolas onde se realizaram estas sessões, foi definida a seguinte refeição: sopa de feijão encarnado com couve coração; lombo de salmão no forno com alho e limão e puré de batata doce com espinafres; salada mista (alface, tomate e cenoura); tangerina; e água. Foi ainda na ocasião distribuído um folheto a todas as crianças com recomendações para uma alimentação saudável.

Pretendeu-se com estas atividades consciencializar a comunidade sobre aquela doença e divulgar ferramentas para a prevenção da mesma.

De referir que o Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro. Este dia foi criado em 1991 pela Internacional Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos de diabetes no mundo.

Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado.

As ações desenvolvidas no âmbito daquela efeméride, por todo o mundo, têm como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a diabetes.

Última atualização: 28.10.2019 - 18:32 horas