Câmara Municipal apoiou a realização de mais um Trail Run Socorro e Archeira

03.02.2023

As serras do Socorro e Archeira foram mais uma vez palco para a realização de um trail run.

Organizada pelo Turres Trail Clube, com o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades, a edição deste ano do Trail Run Socorro e Archeira (a sétima) realizou-se no passado dia 29 de janeiro, tendo no âmbito da mesma sido proporcionado a realização de um mini trail (15km), de um trail curto (20km) e de um trail longo (30km).

Este ano, as partidas e chegadas do Trail Run Socorro e Archeira aconteceram na Mugideira, mais precisamente junto à sede da associação desta localidade, o que permitiu realizar a totalidade dos percursos dentro do território da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, o qual apresenta condições de excelência para a prática de trail running.

Realizada numa manhã de muito frio, a edição de 2023 do Trail Run Socorro e Archeira permitiu a cerca de 250 atletas ficarem a conhecer trilhos emblemáticos e desafiantes como o Trilho do Guarda Rios, o Trilho do Shreck, o Trilho do Forte da Archeira, o Trilho das Pedras e o Trilho da Pista de Downhill.

De referir, a este propósito, que a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira conta com um percurso permanente de trail running - o Free Trail Socorro e Archeira -, o qual se inicia e termina no Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (situado na Cadriceira), e passa por locais de interesse patrimonial como os fortes da Feiteira e da Archeira (pertencentes ao sistema defensivo militar das Linhas de Torres Vedras) e a Ermida de Nossa Senhora do Socorro.

Relativamente às classificações da edição deste ano do Trail Run Socorro e Archeira, refira-se que o trail longo foi ganho pelo atleta Francisco Carvalho, da equipa CMM - Escaravelhos Team (3h12m), e pela atleta Elena Iabanji, da equipa Go Runners (4h42m). Já os vencedores do trail curto foram Nuno Gonçalves, da RunCrossTrail (1h58m), e Sofia Roquete, da AMCF Arrábida Trail Team (2h19m).

Última atualização: 06.02.2023 - 11:35 horas