Câmara Municipal apoia o acolhimento e a integração de migrantes ucranianos

24.03.2022

Recolha de bens doados

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem acompanhado a crise humanitária resultante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro de 2022.

Desde o início do conflito, cerca de 120 cidadãos ucranianos já recorreram aos serviços da autarquia para apoio à regularização de migração, apoio alimentar extraordinário e encaminhamento para inscrição no Centro de Emprego e no curso de língua de acolhimento.

Embora a maior parte destes cidadãos sejam adultos, na sua maioria mulheres, há também crianças migrantes a regularizar a sua situação. As escolas do Concelho registaram já 19 pedidos formais de acolhimento de alunos.

Com o objetivo de apoiar estes cidadãos, a Câmara Municipal de Torres Vedras criou a Linha SOS Ucrânia, uma linha gratuita que se encontra em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 16h30. A linha está disponível através do número 800 200 066 e do e-mail sosucrania@cm-tvedras.pt.

De forma a preparar o acolhimento e a integração de refugiados a autarquia está a criar uma bolsa de alojamentos e, em articulação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), uma bolsa de emprego. Os serviços municipais encontram-se, atualmente, a efetuar um levantamento do número de refugiados no Concelho.

A solidariedade dos torrienses tem-se manifestado desde o início do conflito. As iniciativas de recolha de bens nas juntas de freguesia e escolas do Concelho permitiram a expedição, no dia 8 de março, de quatro camiões TIR para a Polónia, país que tem acolhido o maior número de refugiados oriundos da Ucrânia.

Também integrado numa “caravana humanitária”, partiu no mesmo dia um autocarro da Câmara Municipal para a Polónia, levando artigos de primeira necessidade e trazendo para Portugal 51 refugiados ucranianos.

A recolha de artigos no Concelho motivou a criação de um Centro Municipal SOS Ucrânia, no qual são rececionados, inventariados e armazenados os bens que são enviados para os países vizinhos da Ucrânia ou distribuídos pelas famílias acolhidas no Concelho.

Última atualização: 24.03.2022 - 19:33 horas