Câmara municipal animou férias de verão a centenas de crianças e jovens

10.08.2016

As férias de verão das crianças e jovens do concelho foram, como já é hábito, animadas pela câmara municipal, que lhes proporcionou um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas que enriqueceu esse extenso período de pausa letiva.

Para crianças e adolescentes residentes no concelho ou a frequentar os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico neste território foi dinamizado entre 13 de junho e 29 de julho o programa Tempo de Férias – verão 016, o qual contou com cerca de 1515 participações.

Foram sete semanas de muitas atividades, nomeadamente aulas de surf em Santa Cruz com a escola 3S, idas à praia, ao Parque Aventura da Cova da Baleia, à Quinta Pedagógica da Caria, ao Aeródromo de Santa Cruz, ao Vimeiro Clube Aventura, ao Parque Aquático de Santarém, às Piscinas do Vimeiro e ao Centro Hípico da Lourinhã, atividades radicais em parceria com a empresa Dinâmicas Naturais, aulas no Clube de Ténis de Torres Vedras, prática desportiva e sensibilização para uma alimentação saudável em parceria com o ginásio Higia, participação nas atividades da tenda pedagógica do Ocean Spirit, bem como a realização de um peddy paper em Santa Cruz, ateliês de ciências no Centro de Educação Ambiental, visitas à fábrica Novo Dia e cinema. O Tempo de Férias culminou no dia 29 de julho com uns divertidos jogos sem fronteiras.

Já para jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, e/ou que tenham preferencialmente concluído o 3.º ciclo do ensino básico, foi proporcionado de 4 a 29 de julho o programa Faz e Acontece.

16 jovens integraram a iniciativa, os quais foram distribuídos por diversas entidades/espaços do concelho: Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras; Avibom Avícola, SA; A3 - Artes Gráficas, Lda; Queijo Saloio - Indústria Lacticinios, SA; Fisiotorres - Centro Clinico e de Fisioterapia, Lda; Sociedade de História Natural; Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães; Toitorres Automóveis, SA; Jardim de Infância Padre Francisco Soares; Promotorres, E.E.M.; Oculista Central Torreense, Lda; Feel - Formação Profissional, Lda; Posto de Turismo de Torres Vedras; Empresa Águas do Vimeiro - Ô Hotels and Resorts; Creche Bolinha de Neve, Unipessoal Lda; Good Surf Good Love - Surf Academy by Tralha de Inês Tralha; e Physioclem - Fisioterapia e Bem Estar de Physioclem - Fisioterapia, Lda.

Recorde-se que o projeto Faz e Acontece visa criar oportunidades de convivência direta com atividades profissionais, possibilitando aos participantes simultaneamente o acesso a formação não formal, dentro de áreas específicas, por meio de uma experiência vocacional.

Pretende-se com esta experiência, de cariz ocupacional, contribuir para a valorização pessoal dos jovens, potenciando a sua autodescoberta ao nível formativo e profissional, assim como a aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável.

Última atualização: 29.10.2019 - 17:50 horas