Blocos para armazenagem de aprestos de pesca do porto da Assenta foram inaugurados

22.03.2023

Imagem dos utilizadores dos blocos para armazenagem de aprestos de pesca, acompanhados pela presidente da Câmara Municipal e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira

Utilizadores do porto de pesca local da Assenta têm agora melhores condições para exercer a sua atividade piscatória no mesmo.

Isso porque nesse porto de pesca artesanal situado na freguesia de São Pedro da Cadeira foi criada uma zona de apoio à pesca constituída por oito blocos para armazenagem de aprestos de pesca, sendo que um desses comporta uma instalação sanitária de utilização coletiva equipada com duche.

A criação dessa zona de apoio à pesca foi promovida pela Câmara Municipal, tendo sido inaugurada na tarde do passado dia 18 de março. Na ocasião foram ainda entregues as chaves dos referidos blocos aos respetivos utilizadores, os quais foram selecionados na sequência da realização de um concurso público.

Presente no ato inaugural dos blocos para armazenagem de aprestos de pesca do porto de pesca local da Assenta esteve o presidente da Junta da Freguesia de São Pedro da Cadeira, António José Alves, que salientou, no discurso que proferiu, a importância da obra que estava a ser inaugurada para a comunidade piscatória da Assenta, relembrando a longa tradição que têm nesta localidade as atividades ligadas ao mar.

Também a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que esteve igualmente presente no referido ato inaugural, fez menção, na intervenção que proferiu no decorrer do mesmo, a essa longa tradição, tendo, a esse propósito, explicado que existem evidências históricas que comprovam que o funcionamento do porto de pesca local da Assenta remonta, pelo menos, ao século XVI. Segundo Laura Rodrigues, este porto, para além de ser o mais antigo do Concelho, mantém-se como aquele que tem mais atividade nesse território, sendo, na sua opinião, evidente a sua importância para a identidade local. A presidente da Câmara Municipal revelou ainda na sua intervenção que têm sido desenvolvidas diligências para que a breve prazo se proceda à requalificação da muralha do porto de pesca local da Assenta, para que, posteriormente, seja requalificada a rampa do mesmo e a envolvente a esse porto.

A construção da zona de blocos para armazenagem de aprestos de pesca do porto de pesca local da Assenta representou um investimento de 149.148,67€, o qual foi comparticipado em 75% pelo Programa Operacional Mar 2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Com a obra realizada pretendeu-se, fundamentalmente, contribuir para que o porto de pesca local da Assenta conte com condições apropriadas de funcionamento e de segurança para o exercício da atividade piscatória, visando-se, consequentemente, fomentar o desenvolvimento da atividade de pesca tradicional no Concelho.

Última atualização: 23.03.2023 - 10:52 horas