Bandeiras dos projetos "Eco-Escolas" e "Eco XXI" exibidas no Centro de Educação Ambiental

21.11.2014

As 18 bandeiras do projeto Eco Escolas atribuídas recentemente a estabelecimentos de ensino do concelho foram exibidas no dia 18 de novembro no Centro de Educação Ambiental.

Nesse ato simbólico esteve presente Margarida Gomes (coordenadora do referido projeto que em Portugal é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa) e Fátima Vieira (da direção desta associação), para além do vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, e de representantes de escolas galardoadas.

Refira-se também que na ocasião Vasco Batista (coordenador do Centro de Educação Ambiental) realizou uma apresentação relacionada com a atual implementação do programa Eco-Escolas no concelho.

De realçar que pela primeira vez aquele galardão foi atribuído a estabelecimentos de ensino do concelho de todos os níveis de ensino (do pré-escolar ao superior), o que aconteceu no dia 15 de outubro no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, no Dia das Bandeiras Verdes: Jardim Escola João de Deus, Jardim de Infância da Ponte do Rol, Colégio Quinta do Mar, Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-infância do Ameal, Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Dois Portos, Centro Educativo da Ventosa, Escola Básica do 1.º Ciclo de Torres Vedras, Externato de Penafirme, Escola EB 2,3 da Freiria, Escola EB 2, 3 do Maxial, Escola EB 2,3 Padre Francisco Soares, Escola EB 2,3 de São Gonçalo, Escola Internacional de Torres Vedras, Externato O Mundo da Criança, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Secundária Henriques Nogueira e Instituto Superior Politécnico do Oeste.

De salientar também que Torres Vedras continua a ser um dos concelhos que se destaca em termos regionais no Eco-Escolas, tendo ao Município sido atribuído mais uma vez o certificado de Município-Parceiro do projeto devido ao facto de ter apoiado trabalho realizado por estabelecimentos de ensino do concelho no âmbito do mesmo.

Recorde-se que para se receber a Bandeira Verde do Eco Escolas entidades ligadas à educação têm de desenvolver durante o ano letivo trabalho no domínio ambiental e da sustentabilidade, seguindo uma metodologia própria e abrangendo um conjunto de temas pré-definidos.

Também naquela primeira ocasião foi exibida a bandeira do projeto Eco XXI atribuída ao Município no dia 19 de setembro, em Cantanhede.

Recorde-se que este projeto afere o desempenho dos concelhos nacionais e respetivas autarquias na área da sustentabilidade. No âmbito da edição deste ano do Eco XXI Torres Vedras foi classificado como o quarto concelho com melhor performance nessa área em Portugal, o que corresponde à sua melhor posição obtida até ao momento no ranking deste projeto. Torres Vedras destacou-se nesta mais recente edição do Eco XXI no indicador relativo à educação ambiental, em que obteve a melhor classificação.

Última atualização: 29.04.2020 - 18:02 horas