Balanço positivo no primeiro ano da pista municipal de atletismo

01.09.2017

A Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes reabre este mês de setembro.

Recorde-se que este equipamento foi inaugurado no dia 25 de setembro do ano transato, tendo desde então já sido utilizada por mais de 3 mil atletas.

A grande maioria das utilizações desta pista aconteceu por parte de atletas do Campeonato Municipal de Atletismo (3361), seguida da de treinadores (273), utilizadores pontuais (94), inscritos por meio do CF “Os Paulenses (97), utilizadores pontuais (94), atletas de alta competição (38) e utilizadores regulares (3).

A título de curiosidade, refira-se que quarta-feira é o dia em que a pista municipal de atletismo tem registado mais utilização (1169), seguido da quinta-feira (942) e da terça-feira (937).

Ao nível da evolução da utilização deste espaço desportivo, de referir que registou-se uma tendência crescente desde a sua inauguração (12,5% das utilizações em outubro) até janeiro (24,3%), tendo-se verificado posteriormente uma utilização mensal semelhante, até junho (20,6%).

No que se refere à utilização desta pista por clubes, destaca-se a Casa do Benfica de Torres Vedras (1260 utilizações), seguida do SCU Torreense (1133), GDRC Ponterrolense (499) e CA Penafirme (247).

De mencionar também que durante a transata temporada foram elaborados protocolos para a realização de provas de âmbito distrital, regional e nacional na pista municipal de atletismo.

A este propósito refira-se que na época 2016/17 foram realizadas oito provas nesta pista em parceria com a Associação de Atletismo de Lisboa, nas quais foram incluídas as provas do Campeonato Municipal de Atletismo, para além de duas de âmbito nacional (Tetratlo Nacional, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, e o Campeonato Nacional de Veteranos, com parceria com a Associação Nacional de Atletismo de Veteranos). Como forma de homenagem ao atleta torriense António Fortunato, foi ainda realizado um meeting.

Paralelamente, foi apresentado pela Câmara Municipal às escolas do concelho o seu plano de desenvolvimento de atletismo, tendo nessa sequência algumas promovido atividades com os seus alunos naquela pista (do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Externato de Penafirme e Escola Integrada Padre Vítor Melícias).

De referir ainda que nos dias 12 e 13 de julho foi realizada uma ação de formação de atletismo na pista municipal de atletismo em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas Centro – Oeste.

Em conclusão, verifica-se que esta pista apresentou um número bastante positivo de utilizações no seu primeiro ano, prevendo-se que o mesmo possa aumentar, dadas as excelentes condições que proporciona para a prática do atletismo.

A sua criação contribuiu notoriamente para um aumento da qualidade do treino dos atletas do concelho e o facto de nesse equipamento se terem realizado várias provas com um nível competitivo superior permitiu uma clara evolução dos mesmos, com reflexo na melhoria da sua participação nas provas do Campeonato Municipal de Atletismo.

Última atualização: 18.02.2019 - 18:28 horas