Atividades no concelho sensibilizaram mais uma vez para a temática da diabetes

27.11.2017

A Câmara Municipal em parceria com um conjunto de entidades voltou a assinalar o Dia Mundial da Diabetes com um conjunto de atividades que decorreram entre os dias 13 e 19 deste mês.

Dessas, saliente-se: a caminhada e passeio de Agostinhas, do Centro de Saúde de Torres Vedras até ao Parque Verde da Várzea, com a realização de vários exercícios, em que participaram mais de 50 pessoas, entre profissionais de saúde, diabéticos e comunidade; o colóquio “Diabetes no Oeste – Boas Práticas”, realizado no Edifício dos Paços do Concelho com a presença de mais de 40 pessoas; a edição do Night Run, que teve a participação de mais de 130 pessoas; a ação de sensibilização para a prevenção da diabetes “Comer bem, dizer não à Diabetes”, a qual foi orientada por uma enfermeira do Centro de Saúde de Torres Vedras e contou com a participação de mais de 150 alunos do Centro Educativo de Campelos (do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico), em que se distribuiu um folheto com recomendações sobre a temática, elaborado pela dietista do Centro Hospitalar do Oeste; e a iluminação a azul da fachada da Igreja do Castelo.

Esta semana de atividades resultou de uma parceria realizada entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Centros de Saúde - Oeste Sul (Centro de Saúde de Torres Vedras), o Centro Hospitalar do Oeste (unidade de Torres Vedras), por meio da Unidade Funcional Coordenadora da Diabetes deste serviço de saúde, as OCT Óticas e as farmácias do concelho.

Com esta iniciativa pretendeu-se continuar a consciencializar a comunidade sobre aquela doença e divulgar ferramentas para a prevenção da mesma. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visaram difundir métodos para melhorar o conhecimento desta patologia de forma a compreendê-la e prevenir as suas complicações. De referir a este propósito que atualmente estão registados no Centro de Saúde de Torres Vedras 6.135 utentes com diabetes.

Recorde-se que o Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro, tendo sido instituído em 1991 pela Internacional Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos desta doença no mundo. Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado. As ações desenvolvidas no âmbito daquela efeméride, por todo o mundo, têm como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a diabetes, através da realização de eventos, programas de televisão e de rádio, atividades desportivas e iluminação de monumentos a azul.

Última atualização: 15.02.2019 - 17:53 horas