Arquivo Municipal de Torres Vedras

01.01.2013

Arquivo Municipal de Torres Vedras

Há quem traga na memória a imagem de “arquivo morto”, cinzento, esquecido num qualquer armazém, abandonado numa cave ou num sótão, exposto por vezes à humidade ou a temperaturas elevadas. Apague essa memória! O nosso arquivo está bem vivo.

No Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras encontrará uma equipa jovem que se ocupa, muitas vezes na “sombra”, da gestão da documentação/informação desde que um documento dá entrada ou é criado na autarquia até à sua conservação, nos cerca de 4,2 kms de estantes pintadas de azul e vermelho que conferem cor aos depósitos. No Arquivo Municipal trabalha-se diariamente para garantir o acesso permanente aos documentos, quer para utilização dos diversos serviços municipais quer para os cidadãos, pois toda a equipa sabe que a celeridade de uma resposta depende muito da eficácia da imediata disponibilização da documentação/informação. São os rostos deste serviço Sandra Silva, Ana Brito e Cacilda Camarão.

Dos serviços prestados na área de arquivo, destacamos a disponibilização da documentação do município, bem como da documentação aqui conservada de outras entidades sobre o território de Torres Vedras. A par disto, realce ainda para a investigação histórica para desenvolvimento de projetos municipais, o apoio a investigadores, a orientação para as fontes e para a construção de genealogias, e a leitura paleográfica, além das atividades culturais com as quais se procura divulgar a documentação que o Arquivo Municipal conserva. É ainda objetivo deste serviço promover a investigação e o conhecimento sobre Torres Vedras.

O Arquivo Municipal de Torres Vedras tem atualmente em curso o desenvolvimento de três projetos: a transcrição das atas do município de Torres Vedras (1911-1974), para publicação em linha, com a participação de Jesus Ramalho; a reconstituição das famílias torrienses, do século XVI a 1911, por Paula Correia da Silva; e a elaboração do Plano de Classificação para a Administração Local, por Carlos Guardado da Silva, em representação do município, em parceria com outras entidades.

Desde o pergaminho mais antigo, com data de 1316, até aos documentos digitais, há milhares de documentos do acervo do Arquivo Municipal de Torres Vedras à espera da sua visita.

Equipa: Ana Brito (Assistente técnico); Cacilda Camarão (Assistente operacional); Jesus Ramalho (Assistente operacional); Paula Correia da Silva (Técnico superior); Sandra Rodrigues da Silva (Assistente técnico) e Carlos Guardado da Silva (Técnico superior, Responsável pelo Arquivo Municipal).

• Arquivo Municipal de Torres Vedras
  • Segunda a sexta, das 08h30 às 18h00
  • Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras
  • Av. 5 de Outubro, 17 | 2560-270 Torres Vedras
  • Tlf.: 261 320 736 | arquivo@cm-tvedras.pt | www.arquivodetorresvedras.net

Da esquerda para a direita:

Paula Correia da Silva (Técnica superior); Sandra Rodrigues da Silva ( Assistente técnico); Cacilda Camarão (Assistente operacional); Carlos Guardado da Silva (Técnico superior, e responsável pelo Arquivo Municipal) e Ana Brito (Assistente técnico).

Faz ainda parte desta equipa: Jesus Ramalho (Assistente operacional).

Última atualização: 11.05.2015 - 11:37 horas