Área Do Litoral

01.07.2016

Equipa Área do Litoral

Julho e agosto são meses que nos convidam a pôr o pé na areia e desfrutar de uns merecidos dias de praia! Para que possa aproveitar o verão, há uma equipa da câmara municipal que trabalha o ano inteiro para que a nossa costa o “acolha” da melhor forma.
Apresentamos-lhe a Área do Litoral, composta por Margarida Frade e Marta Rodrigues, integrada na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade.
Bandeira Azul, Praia Acessível, Galardão QualityCoast, preparação da época balnear, análise da qualidade de águas e areias, são algumas das áreas trabalhadas por esta equipa.

Sabia que o Concelho de Torres Vedras tem cerca de 20 km de costa? Sabia que apresenta, esta época balnear, 10 praias com Bandeira Azul, 9 praias acessíveis e 12 praias com Qualidade de Ouro? Sabia que existem 2 sítios da Rede Natura 2000 no nosso concelho? Sabia que o nosso território é um destino certificado com o QualityCoast Platina?

De forma mais abrangente, compete à Área do Litoral:

- Participar no desenvolvimento de estudos, projetos e estratégias na área do desenvolvimento sustentável do litoral;

- Acompanhar a implementação do Plano Operacional da Orla Costeira e assegurar o controlo e fiscalização da orla costeira do município em parceria com as diversas entidades com competência para o efeito;

- Promover a preservação dos recursos “solo” e “água” e a biodiversidade da área territorial do litoral junto dos agricultores e associações;

- Promover a valorização das linhas de água da área territorial do litoral;

- Garantir a qualidade das praias;
- Monitorizar a qualidade das areias e a qualidade das águas de uso balnear;

- Adotar estratégias para potenciar a economia do mar;

- Participar na elaboração de candidaturas a projetos internacionais, nacionais e da União Europeia, bem como a galardões na área do ambiente e sustentabilidade no litoral;

- Executar tarefas técnicas relativas ao controlo da poluição por iniciativa municipal ou na sequência de solicitações externas;

- Assegurar a preservação e conservação dos habitats classificados como Rede Natura;

- Assegurar a proteção de zonas identificadas como Reserva Ecológica Nacional;

- Garantir a implementação e gestão de áreas protegidas;

- Avaliar e monitorizar zonas de risco.

Boas férias e cuide das nossas praias. Preserve o que é de todos!!

Área do Litoral
Câmara Municipal de Torres Vedras