Área de Projeto da Câmara Municipal

02.03.2017

A Área de Projeto (APRO) da Câmara Municipal formou-se em 2006. A sua missão consistia no desenvolvimento de projetos de espaços e de edifícios públicos que dessem corpo a uma intenção de valorizar e requalificar o território do concelho com intervenções integradas e coerentes. O encerramento do GAT (Gabinete de Apoio Técnico) de Torres Vedras em 2008 e a integração de alguns técnicos do mesmo na Área de Projeto veio consolidar a sua relevância e necessidade.

Ao longo do tempo, a atividade da Área de Projeto alargou-se a várias valências que emanam da atividade projetiva: antecipando cenários de intervenção física, com estudos e cenários elaborados que apoiaram a tomada de decisão sobre opções estratégicas de intervenção territorial; dando resposta célere a projetos a submeter a candidaturas a financiamento, o que tem ligado o trabalho da APRO a equipas multidisciplinares; participando ativamente no trabalho de fiscalização e assistência técnica a obras municipais em parceria com a Divisão de Obras Municipais; e apoiando na gestão e na implementação de projetos desenvolvidos por gabinetes externos, tirando partido do conhecimento entretanto acumulado e da sua visão integradora.

A lista de estudos e projetos elaborados ao longo dos 11 anos de existência da Área de Projeto da Câmara Municipal cifra-se num número superior a duas centenas e meia. Deste conjunto, destacam-se obras como a Requalificação Urbana e Passeio Marítimo de Santa Cruz, a Requalificação dos Largos de São Pedro, Wellington e Infante D. Henrique, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, a Proteção Costeira de Porto Novo e as novas instalações da Biblioteca Municipal. Dos trabalhos em curso, saliente-se os projetos das obras de reabilitação do antigo edifício da PSP (futuro espaço cultural Porta 5), da Casa Primavera (futuro Espaço da Juventude do Município) e do antigo Terminal Rodoviário (futura Loja do Cidadão de Torres Vedras), isto para além dos projetos já concluídos e financiados de obras com início programado para breve, como é o caso do Centro Escolar de São Pedro da Cadeira e da Proteção Costeira da Praia Formosa e da Praia Azul.

Atualmente, a APRO é uma equipa de trabalho composta por sete arquitetos, uma arquiteta paisagista, um desenhador e um medidor orçamentista.

Legenda da fotografia (da esquerda para a direita)

Filipe Duarte, João Carriço, Tiago Baptista, António Bastos (arquitetos), Rafaela Valentim (arquiteta paisagista), Joana Bastardo, Alexandra Paiva (arquitetas), Rui Passiano (desenhador), João Paulo Filipe (medidor orçamentista) e Paula Ribeiro (arquiteta)

Área de Projeto
Câmara Municipal de Torres Vedras