Área de Gestão de Resíduos Urbanos

30.04.2020

Desde o início da pandemia provocada pela doença Covid-19 que o Município tem desenvolvido um intenso trabalho para fazer face à mesma no Concelho. Nesse sentido, vários serviços municipais tiveram de adaptar-se a novas rotinas e métodos de trabalho tendo em conta as atuais condições sanitárias. A Área de Gestão de Resíduos Urbanos foi um desses serviços. Fica aqui o depoimento de um dos encarregados gerais da mesma, José Vicente Ferreira.

“Tomámos medidas para diminuir o contacto entre os trabalhadores da minha área, como a manutenção sempre dos mesmos elementos por equipa e o afastamento das equipas à hora de almoço. As diferentes equipas trabalham duas semanas seguidas e descansam uma. Os funcionários utilizam máscaras na recolha de resíduos, os veículos são desinfetados exteriormente de dois em dois dias e interiormente todos os dias”.

De referir ainda que os contentores de resíduos sólidos urbanos também estão a ser alvo de ações de desinfeção.

A equipa municipal afeta à recolha de resíduos sólidos urbanos é constituída atualmente por 51 elementos: dois encarregados, 18 condutores e 31 cantoneiros.

A recolha daqueles resíduos no Concelho é efetuada de segunda a sexta-feira, em 18 circuitos, durante o período da manhã e da tarde. O circuito de recolha dos resíduos dos molok da Cidade é feito diariamente à noite e, inclusive, aos sábados.

O Concelho conta, no total, com 3.470 contentores de 800/1000L e 182 contentores semi-enterrados do tipo molok. Diariamente são recolhidas cerca de 100Ton de resíduos urbanos no Concelho.

A frota municipal de recolha de resíduos sólidos urbanos é constituída por nove viaturas de recolha com compactação por placa, duas viaturas de lavagem de contentores, duas viaturas com sistema amplirrol e grua para recolha de semi-enterrados e quatro viaturas de caixa aberta para recolha de monstros e verdes.

Os resíduos sólidos urbanos recolhidos na área geográfica do Concelho são depositados no Aterro Sanitário da VALORSUL localizado em Cabeça Gorda-Malpique (concelho do Cadaval).

Publicado: 30.04.2020 - 15:26 horas