Área de Comunicação

01.09.2015

“Comunicar” significa “tornar comum”, “partilhar”. Nesta edição a equipa que apresentamos existe com o objetivo de tornar comum a atividade municipal, trabalhando para partilhar consigo as notícias da nossa terra.

Somos as “notícias”, a “imagem” e a “agenda” de Torres Vedras, registamos o que aconteceu e o que ainda há de acontecer… este mês a equipa somos nós! Somos a Área de Comunicação da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Comunicar exige que todos entendam o que se diz, o que se faz!

Desta forma, compilamos a informação fornecida pelos vários setores da Câmara Municipal de Torres Vedras e por algumas entidades externas e “mãos à obra”! É altura de lhe dar notícias!

Há um trabalho de recolha de dados, reuniões com setores, no sentido de se saber o que pretendem divulgar, seja evento ou serviço. Traça-se o plano de comunicação a adotar para que a informação chegue até si. É necessário pensar como se faz, por que meios  e em que “tempos”. Depois é necessário distribuir as tarefas pelas diferentes áreas que compõem o gabinete. Também os patrocínios, as parcerias media e as questões protocolares passam por aqui - coordenação.

Na assessoria de imprensa traduzimos “por miúdos” as informações mais técnicas da atividade municipal, para que os destinatários destas ações compreendam e estejam sempre a par do que se passa no nosso concelho. Como fazemos este trabalho? Através da elaboração de notas de imprensa, redação de notícias, contactos com a comunicação social, acompanhamento de jornalistas e planeamento de reportagens, redação da Revista Municipal Torres Vedras, atualização dos sites da autarquia (agenda e notícias), clipping diário com a recolha das notícias sobre Torres Vedras, organização de conferências de imprensa, entre outros. Resumidamente somos as “notícias” e a “agenda” do concelho!

Mas como se diz por aí “os olhos também comem” e a imagem assume um papel muito importante para comunicar consigo, o nosso destinatário. É necessário captar a sua atenção e informá-lo pela imagem. Aqui entra a área de design gráfico.

Depois de feita a apresentação de uma dada atividade, serviço ou evento, as nossas “criativas” apresentam as suas propostas de imagem. Selecionada a imagem que “melhor comunica” o que se pretende, é necessário desdobrá-la em diferentes suportes: telas, lonas, mupis, outdoors, cartazes, flyers, desdobráveis, publicações, anúncios para imprensa, suportes digitais, sinalética … Mas o trabalho de design não se esgota aqui, também a paginação da Revista Municipal é tarefa de 2 em 2 meses!

Já aqui referimos a coordenação, a assessoria de imprensa e o design gráfico, mas nos dias que correm a internet é um “mundo” para a área da comunicação. É preciso estar sempre a par de tudo, gerir conteúdos, atualizar informações, informar pelas redes sociais (facebook, youtube, flickr e twitter)… estar perto de quem procura a Câmara Municipal, 24 sobre 24 horas. Este trabalho de “alimentação” permanente, de trabalho nunca terminado, também tem assento no nosso gabinete – comunicação digital e multimedia. O esforço de atualização dos vários sites da Câmara Municipal é diário, no sentido de lhe disponibilizar informação sempre correta e útil; pelas redes sociais damos conta de toda a atividade municipal… Eventos  em agenda, notícias do que ocorreu, avisos importantes, galerias fotográficas… e muito mais.

O gabinete não funcionaria dentro dos timmings desejados se não existisse um eficaz apoio administrativo. Há que tratar de toda a documentação, dar resposta à parte "mais séria" e burocrática do trabalho, como pedidos de orçamentos e reservas comerciais, registos de marcas, apoio ao secretariado e à produção de alguns eventos, gestão e distribuição de suportes de comunicação e toda uma panóplia de coisas que não conseguiríamos enunciar (por constrangimento de espaço). De forma resumida, o apoio administrativo funciona como a “cola” entre as várias partes do Gabinete de Comunicação.

• Coordenação: Rui Penetra
  • Apoio Administrativo: Ana Teresa Botelho