Aproximar, o vinho comemorativo da “Cidade Europeia do Vinho 2018”

12.02.2019

Fotografia de um dos enólogos responsáveis por desenvolver o vinho Aproximar e dos presidentes das câmaras municipais de Alenquer e Torres Vedras

A “Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras/Alenquer” apresentou, no passado dia 9 de fevereiro, no Teatro-Cine de Torres Vedras, o vinho comemorativo Aproximar. Esta marca resulta do trabalho desenvolvido pelos dois municípios que decidiram criar um vinho branco e um vinho tinto que representam a identidade deste território.

Na ocasião, coube a Vasco Miguel, um dos enólogos responsáveis por desenvolver estes néctares, descrever o vinho branco. Composto por 90% de Arinto e 10% de Fernão Pires, “este é um vinho complexo que junta a frescura de Torres Vedras com a complexidade de Alenquer”. Segundo o enólogo, “Torres Vedras é um concelho aberto à influência atlântica e Alenquer um concelho mais do interior, com a proteção da Serra de Montejunto, e aberto ao Mediterrâneo, juntando as potencialidades de um lado e do outro resulta no Aproximar”.

João Melícias, outro dos enólogos que participou neste projeto, deu a conhecer o vinho tinto. Depois de uma retrospetiva sobre o progresso dos vinhos da região ao longo dos últimos 40 anos, o enólogo agradeceu às câmaras municipais de Torres Vedras e Alenquer por o “terem incumbido da missão de numa série de vinhos bons escolher os melhores”. Composto pelas castas Touriga Nacional e Alicante Bouschet, o vinho tinto possuiu um “aroma interessante do ponto de vista da intensidade e da qualidade aromática”, esclareceu.

A presidente da Associação Portuguesa de Enologia, Alexandra Mendes, também participou no projeto que levou à criação do vinho Aproximar. A enóloga realçou que foi com muito orgulho e prazer que teve “um grande empenhamento para que daqui saíssem dois grandes vinhos”.

A Adega Cooperativa da Labrugeira foi responsável por produzir o vinho branco e a Adega Cooperativa de Dois Portos por produzir o vinho tinto. No total, são cerca de 6.500 garrafas que podem ser adquiridas na Loja Torres Vedras, no Museu do Vinho de Alenquer, na Adega Cooperativa da Labrugeira e na Adega Cooperativa de Dois Portos.

Última atualização: 18.02.2019 - 09:16 horas