Aposta municipal na segurança balnear começa a dar frutos

20.09.2016

O número de ocorrências registadas no âmbito do projeto Praia Segura diminuiu significativamente do ano transato para o atual.

Em 2016 contabilizaram-se 30 ocorrência no âmbito deste projeto, ao passo que em 2015 verificaram-se 68, segundo foi anunciado na sessão de encerramento da época balnear no concelho, que teve lugar no dia 18 de setembro, na Praia de Santa Helena (Santa Cruz).

Recorde-se que o Praia Segura, projeto criado em 2009, consiste no patrulhamento da costa do concelho, com especial incidência nas praias não concessionadas, por um nadador salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional numa viatura devidamente equipada para a prestação do serviço de prevenção e assistência a banhistas.

De referir que a maioria das intervenções realizadas no âmbito do Praia Segura prenderam-se com primeiros socorros (57%), acidentes aquáticos/socorro a náufragos (20%) e salvamento e/ou recolha de animais (17%), tendo a respetiva viatura estado 93 dias no terreno, durante 930 horas, e percorrido 9596 km (média diária de 103 km).

Na sessão de encerramento da época balnear, como já é habitual, foi entregue o Prémio Cidadania, o qual consiste, recorde-se, em distinguir uma ação ou um comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro dirigidos aos utilizadores das praias do concelho. Este ano o prémio coube a João Roque que no dia 19 de julho, na praia de Santa Cruz-Centro, auxiliou os nadadores salvadores respetivos no salvamento e primeiros socorros a um banhista.

Ainda nessa sessão foram entregues diplomas de agradecimento a nadadores salvadores que estiveram em funções no concelho durante a época balnear, bem como aos elementos da Autoridade Marítima Nacional que integraram o projeto Praia Segura.

De referir ainda que este projeto contou este ano com o apoio das seguintes entidades: capitanias dos portos de Peniche e de Cascais, Instituto de Socorros a Náufragos, Seguros Esteves, Seguros Fidelidade-Mundial, Kontraproduções, Tecauto, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Pneutorres, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Guarda Nacional Republicana, concessionários de praia do concelho e um conjunto de restaurantes de praias do concelho (Hotel Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Bar do Pisão, Noah Surf House Portugal, Búzio Bar, Bronzear Bar & Deli, Vela d'Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa, Pizzaria Mamma Mia, Esplanada Real "A Formosa", Restaurante La Fontana, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Acqua Beach Bar, Sizandro Beach Lodge e Clube Naval da Assenta).

Última atualização: 29.10.2019 - 16:32 horas