Torres Vedras

Amigos de Kazuo Dan visitam Santa Cruz

16.08.2017

A associação de intercâmbio marítimo Portugal – Japão realizou esta segunda-feira, dia 14 de agosto, um périplo pela costa do concelho.

O mesmo, que teve início em Porto Novo, local onde as tropas de Wellington desembarcaram aquando da primeira invasão napoleónica, contou com a presença do embaixador do Japão, Hiroshi AZUMA.

Depois do almoço nesta zona balnear que foi há dois anos alvo de uma intervenção de reabilitação, a comitiva seguiu para Santa Cruz onde visitou o monumento alusivo a João de Barros e, posteriormente, o de homenagem ao escritor e poeta japonês Kazuo Dan. Seguidamente, dirigiu-se para a zona central desta estância balnear, tendo passado ao pé da cervejaria Imperial, um local que foi bastante frequentado por aquela referência cultural nipónica do pós-guerra, bem como pelo espaço Aguarela, que se situa em frente da mesma.

A Azenha de Santa Cruz foi o local pelo qual prosseguiu o périplo da comitiva, que regressou ao monumento a Kazuo Dan, passando pelo passeio marítimo construído no âmbito das obras de requalificação da orla costeira desta estância balnear.

Neste monumento foi efetuada uma homenagem a Kazuo Dan, vertendo-se no mesmo saquê, uma das bebidas preferidas deste vulto cultural do país do sol nascente que passou por Santa Cruz na década de 70.

Recorde-se que o Japão é este ano o país convidado do festival Novas Invasões, o qual decorrerá em Torres Vedras entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro.