Alunos torrienses venceram "Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2017/2018"

04.06.2018

Foram conhecidos no dia 26 de maio no Fórum Romeira, em Alenquer, os vencedores do "Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2017/2018", realizado no âmbito da candidatura da Promoção do Espírito Empresarial da Região Oeste, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM).

Neste concurso participaram 508 alunos das escolas da região Oeste, que apresentaram no total 146 projetos.

Na cerimónia de entrega dos prémios foram apresentados 19 projetos de alunos finalistas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário e entregues os prémios e certificados de participação. Para além dos prémios aos alunos também foram entregues prémios ao "Município Mais Empreendedor" e "Município Mais Criativo" e à "Escola Mais Empreendedora" e "Escolas Mais Criativas".

A Escola Básica n.º 1 de Torres Vedras arrecadou o primeiro prémio do ensino básico com o projeto "V(ê) Torres", o qual consiste num Robô Guia Turístico para conhecer a cidade de Torres Vedras a pé. Este robô circula autonomamente, interage com o público e fala seis línguas, tendo sido concebido no âmbito da atividade de enriquecimento curricular de Robótica, a qual é promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, por meio do seu clube de Robótica.

Torres Vedras esteve ainda representado neste concurso no âmbito do ensino secundário pelo Externato de Penafirme que apresentou o projeto “Lit' Hussein”. Trata-se da criação de uma marca de vestuário com características inovadoras e específicas, de modo a fornecer ao consumidor o melhor conforto e uma maior utilidade possíveis. Um dos principais projetos do “Lit' Hussein” será um casaco multifunções e produtos de vestuário unissexual.

Os projetos foram avaliados e valorizados tendo em conta os critérios de: inovação da ideia de negócio (criatividade e originalidade); viabilidade da ideia de negócio (possibilidade de concretização da ideia); estruturação do formulário (Plano de Negócios); trabalho de campo (recolha e pesquisa); e empenho dos alunos. Esses critérios incluíram ainda contatos com empresas, manuseamento de fontes de informação secundárias e a realização de maquetes ou protótipos.

A Escola Básica n.º 1 de Torres Vedras com o projeto “V(ê) Torres” irá representar a OesteCim no 5.º Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas da Região Centro, que decorre no próximo dia 7 de junho na Covilhã.

Última atualização: 05.06.2018 - 13:43 horas