Aguarelistas retrataram património vitivinícola de Torres Vedras e Alenquer

22.06.2018

No âmbito do programa da “Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras/Alenquer” realizou-se entre os dias 15 e 17 de junho o 1.º Encontro Nacional de Aguarelas.

31 aguarelistas participaram neste encontro, tendo das respetivas visitas resultado a recolha de inúmeros registos em diferentes perspetivas do património vitivinícola daqueles concelhos, os quais começaram por ter cenários com céu mais acinzentado, passando no final do evento a contar com um sol radioso, o que deu origem a belas imagens plenas de luz.

Foram três dias de partilha, convívio e boa disposição entre o grupo de aguarelistas participantes, que resultou numa vasta recolha de imagens sobre o referido património.

No primeiro dia do encontro, o cenário do mesmo começou por ser a Quinta da Viscondessa, onde os aguarelistas foram acolhidos por Pedro Reis, que efetuou um enquadramento deste espaço, tendo estes a partir daí visitado a propriedade de forma a escolherem o local para realizarem os seus trabalhos. À tarde o espaço escolhido foi as instalações do Instituto da Vinha e do Vinho.

Ao final da tarde foram dadas as boas vindas aos participantes no evento pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, na Paços – Galeria Municipal, a que se seguiu uma atuação do Nanã Sousa Dias Trio também no Edifício dos Paços do Concelho e a oportunidade de degustação dos vinhos da Quinta da Folgorosa, igualmente neste local.

O dia seguinte começou na Quinta de João Melícias, em S. Domingos de Carmões, com uma visita guiada à mesma, na qual este produtor aproveitou para abordar o percurso da sua empresa e da sua quinta, tendo a manhã terminado com uma prova de vinhos.

A tarde desse sábado foi passada na Adega Cooperativa de Dois Portos onde foi realizada uma prova de vinhos.

O término deste segundo dia do I Encontro Nacional de Aguarelas aconteceu na Feira do Casal de S. Pedro com um jantar convívio.

O último dia do encontro foi passado no concelho de Alenquer, na Quinta do Pinto, tendo a iniciativa terminado com um almoço convívio entre os participantes.

Os trabalhos realizados no âmbito deste encontro serão expostos no Espaço Aguarela, em Santa Cruz, entre os dias 2 e 30 de julho.

O 1.º Encontro Nacional de Aguarelas resultou de uma parceria com a Câmara Municipal de Alenquer, AAPOR - Associação de Aguarela de Portugal, União de Freguesias de Carvoeira e Carmões, União de Freguesias de Dois Portos e Runa, Adega Cooperativa de Dois Portos, Fonte das Moças | João Melícias / Quinta de São Domingos de Carmões, Quinta da Viscondessa, Quinta da Folgorosa e Quinta do Pinto – Sociedade Agrícola (Quinta do Anjo).

Última atualização: 11.02.2019 - 11:59 horas