Água foi tema de concurso escolar intermunicipal

23.06.2014

Os municípios de Torres Vedras e de Cascais, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO, desenvolveram mais um concurso escolar.

"Água que nos une" foi o tema desse concurso, levado a cabo durante o ano letivo, com o objetivo de sensibilizar alunos e professores para as questões da "Terra e Vida". A atividade enquadrou-se numa competição internacional igualmente denominada "Água que nos Une", dinamizada pela referida comissão, que conta com a participação de escolas de diversos municípios portugueses e ainda de escolas de países lusófonos, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe ou Brasil. Esta iniciativa insere-se nas celebrações da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014, da Década da Biodiversidade 2011-2020 e da Década Internacional para Ação "Água, Fonte de Vida" 2005-2015.

O desafio foi aceite no concelho por cerca de 100 alunos, de diversas escolas, que apresentaram um conjunto de 17 trabalhos (cartazes, maquetas e filmes).

Além de incentivar a criação de materiais de comunicação como instrumentos cívicos para discussão de temas relevantes para a comunidade escolar, o concurso promoveu um relacionamento saudável entre a escola e a comunidade envolvente, apelando a um espírito crítico e imaginativo. Ao produzir os trabalhos, os alunos puderam aprofundar o conhecimento das temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade e a água, refletindo sobre a responsabilidade individual e coletiva no que toca à preservação ambiental. O facto de o concurso decorrer em meio escolar contribuiu ainda para incentivar a exploração das matérias ambientais em causa, em articulação com os currículos escolares.

No concelho os vencedores do concurso foram os alunos do 6.º ano da Escola O Mundo da Criança, com o filme "Terra e Vida", e um grupo de alunos da turma 9.º C da Escola Básica 2/3 da Freiria, com o filme "Água que nos une".

Os alunos vencedores irão receber kits de materiais lúdico-pedagógicos e os respetivos estabelecimentos de ensino serão premiados com material didático para enriquecer as suas bibliotecas ou laboratórios.

De referir que aqueles filmes vencedores foram apresentados numa mostra de documentários realizada no Centro de Educação Ambiental, no dia 6 de junho, no âmbito da Semana do Ambiente e dos Oceanos. Três dias antes, também no âmbito desta semana, os alunos vencedores deste concurso, dos concelhos de Cascais e de Torres Vedras, participaram numa visita de intercâmbio no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras. Refira-se ainda que os trabalhos elaborados no âmbito da iniciativa por escolas do concelho estiveram em exposição no Centro de Educação Ambiental durante o mês de maio.

Última atualização: 30.04.2020 - 15:34 horas