Agenda Maior: 32 atividades dão forma a programa cultural sénior

17.01.2020

A Agenda Maior é o novo programa cultural sénior que irá promover 32 atividades artísticas, formativas e lúdicas ao longo deste ano nos concelhos de Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço. O programa, que sucede à Festa Sénior, foi apresentado esta sexta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã, uma vez que o VIII Congresso de Envelhecimento Ativo irá, este ano, decorrer na Lourinhã, a 27 de maio.

“Aqui não há valor que se possa dizer que não é bem aplicado” referiu o vereador dos Assuntos Sociais e Intervenção Comunitária da Câmara Municipal da Lourinhã, José Tomé, destacando a importância do trabalho com a população sénior. “O enriquecimento que trazem, o convívio que é proporcionado nestas ações e [porque] permite que as pessoas conheçam aquele território que está mais próximo” destacou, sublinhando as cerca de 5000 participações nas atividades que decorrem ao longo do ano nos seis concelhos.

A sessão de apresentação contou, ainda, com a presença da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, da vice-presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, Rute Miriam, da vereadora da Ação Social e Saúde e vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Fátima Paz, da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, Carla Alves, e da vereadora da Ação Social e Solidariedade e Apoio à Geração Sénior da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Pereira.

A Agenda Maior irá decorrer até novembro, envolvendo cerca de 40 instituições destes concelhos do Oeste. Durante a apresentação, José Tomé destacou o “papel que as Instituições Particulares de Solidariedade Social têm desenvolvido” e sublinhou a vertente de formação que integra o programa. Afinal, as atividades desenvolvem-se em cinco eixos distintos: ciclo de atividades lúdicas “A festa continua!”, ciclo de literatura e cinema “Luz, palavras, ação!”, ciclo de atividades formativas “Zoom” e ciclo de música e teatro “Ao palco!”, assim como visitas ao património “Histórias com Estórias”.

Divers(idades) será a primeira atividade da Agenda Maior, que irá decorrer no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral. Aquele que será o espetáculo de abertura deste programa está marcado para dia 2 de fevereiro e será protagonizado por seniores dos vários concelhos, em que se destaca a participação do Grupo Coral Gaudeamus. Já em Torres Vedras, a primeira atividade está marcada para o dia 21 de fevereiro, com o Baile de Carnaval a decorrer no Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições.

Sublinhe-se que esta edição da Agenda Maior irá contar com um primeiro período de inscrições até ao final de janeiro, apenas para as atividades do primeiro semestre, e um segundo período de inscrições, com início no mês de maio, para as atividades que decorrem no segundo semestre.

Última atualização: 17.01.2020 - 21:11 horas