AEC's municipais chegaram este ano letivo ao fim com atividades de encerramento

13.06.2016

Quatro eventos finais de encerramento das atividades de enriquecimento curricular (AEC) da Câmara Municipal juntaram cerca de 3500 alunos do 1.º ciclo do ensino básico em torno do Empreendedorismo, Robótica, Atividade Física, Música e Expressão Dramática, numa aposta clara do Município na valorização da oferta da rede pública de escola a tempo inteiro, que tem promovido as AEC’s desde o seu início, no ano letivo 2006/2007.

Estas ações tiveram como principal fundamento dar a conhecer a mudança que se tem vindo a implementar no sentido de tornar as atividades de enriquecimento curricular em momentos de aprendizagens e partilha de saberes de forma lúdica e divertida, assumindo-se as mesmas como uma extensão das funções da escola já que disponibilizam a todas as famílias um conjunto de atividades que permitem ocupar as crianças durante um dia normal de trabalho e que contribuem para uma formação mais vasta e alargada dos alunos.

A Feira Final Empreender Criança e Robótica - apresentação pública dos projetos criados ao longo do ano letivo nas atividades de robótica e de empreendedorismo - realizou-se no dia 20 de maio, no Parque Regional de Exposições, envolvendo 1484 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade e 88 docentes, tendo contado com a parceria da Associação Industrial Portuguesa e das empresas Promotorres e Barraqueiro; a festa de encerramento da atividade física e desportiva realizou-se no dia 27 de maio, no Parque Verde da Várzea, envolvendo 596 alunos do 4.º ano de escolaridade e 51 docentes, e contou com a parceria da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, Associação de Melhoramentos de A dos Cunhados, Clube de Ténis de Torres Vedras, Sporting Clube de Torres, Cova da Baleia, Federação Portuguesa de Andebol e Associação de Voleibol de Lisboa; a festa final das AEC’s de música realizou-se no dia 29 de maio, no Teatro-Cine, envolvendo 120 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da rede pública, o Coro Infantil e Juvenil da Cidade de Torres Vedras, a Escola de Música Luís Maldonado Rodrigues, 7 professores e a maestrina Filomena Calado, tendo contado com a parceria da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. Paralelamente, as curtas-metragens do Ser a Brincar (projeto de expressão dramática no âmbito das AEC’s torrienses), gravadas ao longo do ano letivo, foram distribuídas num DVD, no final do mesmo, envolvendo esta iniciativa 1250 alunos do 2.º ano de escolaridade e 10 técnicos de expressão dramática.

Última atualização: 31.10.2019 - 12:30 horas