Torres Vedras

Adesão à Rede Nacional de Cidades e Vilas com mobilidade para todos

23.12.2004

A Assembleia Municipal aprovou, na sua sessão de 21-12-04, a adesão do município à "Rede Nacional de Cidades e Vilas com mobilidade para todos".
Criado em 2003 (Ano Europeu de Pessoas com Deficiência), este organismo consiste "num conjunto de Cidades ou Vilas do país, que manifestam vontade de eliminar as principais barreiras arquitectónicas e urbanísticas, que perturbam a mobilidade a todo e qualquer cidadão".
Uma medida que se justifica porque "a abolição de barreiras arquitectónicas, sociais e psicológicas, constitui um objectivo inadiável das sociedades modernas, e é a única via para tornar as cidades e vilas adequadas a todos os cidadãos, sem discriminações de qualquer natureza". Por essa razão, um dos objectivos genéricos desta Rede é planear a Cidade e a Vila, definindo, para aquele efeito, "acções, pontuais ou estruturais".
A "Rede Nacional de Cidades e Vilas com mobilidade para todos", estipula ainda, como objectivos específicos, "adaptar, faseadamente, geográfica e temporalmente, a cidade ou a vila, à mobilidade para todos, através de um somatório de pequenas, rápidas e pouco dispendiosas acções", bem como "promover a sensibilização dos sectores públicos e privados".
Cumprindo o compromisso autárquico de actuação, que passará, numa primeira fase, pela execução de um conjunto de intervenções urbanísticas, na Cidade de Torres Vedras, será atribuída ao município a "Bandeira de Mobilidade para todos".
 
 
 

Última atualização: 16.07.2015 - 19:22 horas
voltar ao topo ↑