Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa

01.09.2015

Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa

A Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa é uma das maiores adegas cooperativas vitivinícolas do país.

Constituída a 19 de janeiro de 1956, começou por funcionar nas instalações da Junta Nacional do Vinho (atualmente designada de Instituto da Vinha e do Vinho), situadas nos Gafanhotos, com cerca de 200 associados.

Em 1972 muda-se para novas instalações, situadas nos Arneiros, devido à necessidade de um espaço com maior dimensão que desse resposta ao crescimento da instituição, nomeadamente em termos de associados e consequente quantidade de uvas transformadas.

Essas novas instalações foram sendo sucessivamente ampliadas e apetrechadas com equipamentos cada vez mais modernos.

Tendo em conta o seu contínuo crescimento, a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa adquiriu em 2013 as instalações onde tinha começado a laborar, que estavam sem utilização há 22 anos, as quais se destinam à produção de vinhos tintos e a uma vertente sócio comercial ligada à comercialização de vinhos e ao enoturismo.

A vindima deste ano é já feita neste novo espaço, o qual foi alvo de uma intervenção de reabilitação, tendo o mesmo sido apetrechado  com tecnologia de ponta na área da vitivinicultura. Estas novas instalações serão oficialmente inauguradas em 2016.

Os vinhos de Torres estão a voltar a ter a imagem de qualidade que tinham no início do século XX - Luís Santos

De realçar do trabalho desta instituição o acompanhamento técnico que presta aos seus associados, e que tem recentemente também passado pela plantação de novas vinhas, tendo nos últimos anos reestruturado cerca de 70% das da sua área de influência. Para além disso, tem apostado na melhoria da comercialização dos seus produtos e da sua imagem e na vertente ambiental, sendo de salientar neste particular a formação dada aos seus associados no que respeita à aplicação de produtos fitofármacos e a construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais.

Refira-se também que concluiu recentemente o seu processo de certificação.

Atualmente a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa conta com 480 associados que produzem por ano aproximadamente 25 milhões de quilos de uvas, sendo 12% brancas, o que dá origem a cerca de 20 milhões de litros de vinho. As castas dessas uvas são maioritariamente nacionais, embora algumas sejam também estrangeiras: Fernão Pires, Arinto, Syrah Nova, e Malvasia, nas uvas brancas; Castelão, Aragonez, Alicante Bouschet, Syrah e Caladoc, nas uvas tintas.

É variado o conjunto de marcas de vinho que produz: Orla Marítima (vinho de mesa, branco e tinto); Arieno (vinho regional leve da Estremadura, branco, tinto e rosado); Dom Mamede (vinho regional da Estremadura, branco e tinto); Alma Vitis (vinho DOC Torres Vedras, branco e tinto); Torriano (vinho de mesa, branco e tinto); Bontempo (vinho de mesa, tinto); Alta Mesa (vinho regional da Estremadura, branco e tinto); e Terras de Agostinho (vinho regional da Estremadura, branco e tinto). Para além de garrafas de 0,75l, 1l, bag in box e garrafão, esta adega cooperativa é uma das poucas do país a produzir em tetrapak.

Os seus vinhos têm já sido, de resto, premiados em diversos eventos nacionais, como nas Festas da Cidade, no Festival do Vinho Português e no concurso da Confraria dos Enófilos da Estremadura.

As adegas cooperativas continuam a ter um papel social muito importante - Luís Santos

Atualmente cerca de 95% da produção da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa é exportada, principalmente para os países lusófonos, não obstante esteja também a investir em outros mercados como a China, o Iraque, a Rússia, o Canadá e os Estados Unidos da América.

• Nome: Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, CRL
  • Localização: Avenida 10 de junho, n.o 8, Arneiros 2565-831 Ventosa
  • Fundação: 1956
  • N.o de funcionários: 37