Adaptação e Ampliação do edifício municipal da Escola Industrial e Comercial

01.04.2019

Fotografia da capa do livro

Fundo: Câmara Municipal de Torres Vedras

Série: Obras Municipais

Datas extremas: 1956-1965

Unidades de instalação: 2 capilhas

Cota: Cx. 34, n.º 448

No Arquivo Municipal de Torres Vedras estão organizados e informatizados, até ao momento, 1902 processos respeitantes a obras municipais, que testemunham a construção, a recuperação e a adaptação dos edifícios e estradas municipais desde os finais do século XIX.

O processo número quatrocentos e quarenta e oito, intitulado Adaptação e Ampliação do Edifício Municipal da Escola Industrial e Comercial (ala direita), documenta a história, entre 1956 e 1965, da Escola Industrial e Comercial de Torres Vedras, que funcionou na Avenida 5 de Outubro, no edifício onde é hoje a Câmara Municipal.

A correspondência trocada entre os comerciantes e industriais torrienses, a Câmara Municipal, o Ministério da Educação Nacional e o Ministério das Obras Públicas, os recortes da imprensa local, o projeto da obra e os orçamentos e medições permitem-nos acompanhar todo o processo desde a insistência para que se efetivasse a criação de uma escola técnica na vila, prevista desde 11 de julho de 1947, pelo Decreto número 36409, até à terceira fase da ampliação do edifício.

Depois de alguns anos de expectativas goradas, foi principalmente a partir de 1956 que se reforçaram as solicitações de criação de uma Escola Industrial e Comercial no “primeiro [concelho] do Distrito em extensão e riqueza económico-agrícola e o segundo em população”, com o seguinte plano de estudos: ciclo preparatório; curso complementar de aprendizagem e eletricidade; e curso de formação de serralheiro e geral do comércio.

Quando, finalmente, foi publicado o Decreto número 41258 de 10 de setembro de 1957, determinando, a par das escolas técnicas profissionais de Barcelos, Loulé, Montijo e Pombal, a criação da Escola Industrial e Comercial de Torres Vedras, os torrienses e, em particular, o Conselho Municipal, a Vereação, a União Nacional, a Legião e Mocidade Portuguesa, o comércio, a indústria e as forças vivas do concelho reuniram-se, numa “manifestação pública de regozijo e de gratidão para com o Governo”, no Largo do Município da vila.

Sendo objetivo inadiável a abertura da Escola em outubro de 1958, foi aprovado, na reunião de Câmara de 6 de fevereiro, sob a presidência de Rogério de Figueiroa Rego, o projeto de adaptação e ampliação do edifício municipal que, como atestam as plantas que integram o processo, consistia essencialmente na demolição das divisórias das antigas salas para construção de salas de grande dimensão destinadas aos trabalhos manuais e a oficinas de serralharia; e na construção de um primeiro andar sobre a ala direita (onde funcionariam oito salas de aula, sendo uma delas de desenho profissional), de um corredor de acesso às aulas, protegido por arcadas, de um lanço de escadas de acesso ao primeiro andar e de dois pavilhões de retretes.

Caso pretenda complementar o conhecimento sobre a história do edifício, os investigadores e curiosos têm também disponíveis para consulta no Arquivo Municipal os processos Ampliação das instalações da Escola Secundária Municipal de Torres Vedras (ala esquerda), apresentado em março de 1958 pela necessidade de se equilibrar o conjunto do edifício municipal onde funcionariam ambas as escolas; os projetos de adaptação para funcionamento da Biblioteca Municipal, apresentados nos anos 90 do século XX; e os projetos de ampliação do edifício, cujas novas instalações foram inauguradas em 2006.

Paula Correia da Silva

Última atualização: 02.06.2023 - 15:48 horas