Actividades promovidas pelo Centro de Educação Ambiental

02.01.2006

O Programa de Actividades do Centro de Educação Ambiental do Parque Verde da Várzea prossegue.
Com o intuito de assinalar a quadra natalícia, realizou-se um Concurso de Pais-Natal, criados a partir de materiais recicláveis ou recuperáveis, que contou com a participação de 22 estabelecimentos de ensino e ATL's do concelho. A Escola do 1.º Ciclo da Boavista (Silveira) elaborou o trabalho vencedor do 1.º escalão desta iniciativa, tendo o executivo municipal atribuído o 2.º lugar ao ATL Municipal de S. Pedro da Cadeira e os 3.os ao ATL do Centro Comunitário de Torres Vedras e às Escolas do 1.º Ciclo da Maceira e A-dos-Cunhados; a Escola do 2.º e 3.º Ciclos Padre Francisco Soares obteve o 1.º prémio no 2.º escalão.
Os 10 melhores Pais-Natal estiveram em Exposição no Edifício da Câmara Municipal da Av. 5 de Outubro, durante o mês de Dezembro.
Para comemorar o Dia Mundial das Montanhas (1 de Dezembro), foi promovido um Concurso que consistiu na elaboração de trabalhos relacionados com a respectiva temática, o qual envolveu a participação de 26 ATL`s do concelho.
O júri atribuiu o 1.º prémio, nesta actividade, à criação do ATL Municipal de S. Pedro da Cadeira, que teve como tema a Serra do Gerês; o 2.º, à do ATL Municipal de Matacães, que focou a Serra do Larouco; e o 3.º, à do ATL Municipal da Assenta, que se debruçou sobre a Serra de Monchique.
Durante o período das férias de Natal, cerca de 350 crianças de Jardins de Infância e ATL's participaram num Atelier realizado no Centro de Educação Ambiental, onde tiveram a possibilidade de produzir trabalhos a partir de materiais reutilizados.
De referir, ainda, que os técnicos do Centro de Educação Ambiental têm promovido actividades regulares de sensibilização ambiental, dirigidas às escolas do 1.º Ciclo, subordinadas aos temas "Água", "Árvore e Floresta" e "Política dos 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)"; acções de sensibilização na Escola Secundária Henriques Nogueira sobre a "compostagem" e a "reciclagem"; e visitas às ETAR's do concelho e ao Aterro Sanitário do Oeste, com escolas da área geográfica do município.

Última atualização: 11.01.2017 - 13:01 horas