Actividades na Biblioteca Municipal

28.02.2007

As actividades do Programa de Animação da Biblioteca Municipal têm prosseguido.

No passado dia 24 de Janeiro, realizaram-se, no Auditório Municipal, dois Encontros com o escritor Alexandre Parafita, em que participaram cerca de 200 alunos dos 1.º e 2.º Ciclos.

Durante o 1.º trimestre deste ano, está a ser desenvolvido, às 2.ª e 6.ª feiras, na Sala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal, um Projecto de Leitura e Ilustração em torno da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, dirigido a alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. “A Menina do Mar” (Janeiro), “O Cavaleiro da Dinamarca” (Fevereiro) e “A Fada Oriana” (Março) são os livros lidos nas respectivas acções, em que participa a artista plástica torriense Ema M., que ilustrou para acervo da Biblioteca Municipal várias obras daquela escritora. A partir das propostas de ilustração desta artista, os alunos são convidados a elaborar os seus próprios trabalhos, com os quais se realizará uma exposição colectiva, na Galeria “Dois Paços”.

De referir que a Orquestra Metropolitana de Lisboa tem também levado a cabo Concertos Didácticos, destinados ao 1.º Ciclo, no Auditório Municipal.

Realce, ainda, para as Exposições que têm estado patentes na Biblioteca Municipal.

Entre os dias 2 e 24 de Fevereiro, pôde ser observada, neste espaço, uma mostra intitulada “Lixúria”, constituída por brinquedos produzidos com materiais reciclados, por alunos do 10.º ano de escolaridade do curso tecnológico de Acção Social da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Henriques Nogueira, orientados pela professora Ana Meireles.

De 10 a 27 de Janeiro foi apresentada uma Exposição colectiva de pintura denominada “Da Palavra às Artes”, a qual foi concebida por pais e alunos da Escola do 1.º Ciclo n.º 2 de Torres Vedras/Jardim de Infância n.º 1 da Conquinha, no âmbito de um projecto de animação cultural da Biblioteca deste estabelecimento de ensino integrado, que visou a abertura da vida escolar à família e à comunidade.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas