Ações de fogo controlado na localidade de Orjariça

28.05.2021

Imagem gráfica com a palavra aviso

A Câmara Municipal de Torres Vedras, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e da GNR, vai realizar ações de fogo controlado e queimadas extensivas, durante o dia de hoje, 28 de maio, junto à localidade de Orjariça. Esta ação visa a queima de matos, com grande carga de combustível e tem como objetivo reduzir o risco de incêndio junto a aglomerados populacionais e a proteção de povoamentos florestais.

O fogo controlado, enquanto ferramenta na gestão silvícola do território, promove a compartimentação dos espaços florestais, através da criação de descontinuidade do coberto vegetal, em faixas ou mosaicos estrategicamente localizados, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado.

O uso do fogo controlado, para além de minimizar o risco de incêndio, serve as necessidades de diversos utilizadores do território, através da promoção da renovação de pastagens. Estas operações são também extremamente relevantes para fomentar o aumento da biodiversidade e para as espécies cinegéticas.

Publicado: 28.05.2021 - 09:43 horas