Ações de fogo controlado junto a Almagra e na Serra do Socorro

25.05.2020

Nos dias 26, 27 e 28 de maio, a Câmara Municipal, com a colaboração do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, realiza ações de fogo controlado junto à localidade de Almagra (União das Freguesias de Dois Portos e Runa) e na Serra do Socorro (Freguesia do Turcifal).

Estas ações visam a queima de matos com grande carga de combustível e têm como objetivo reduzir o risco de incêndio junto a aglomerados populacionais e a proteção de povoamentos florestais.

De referir que o fogo controlado enquanto ferramenta na gestão silvícola do território promove a compartimentação dos espaços florestais, através da criação de descontinuidade no coberto vegetal, em faixas ou mosaicos estrategicamente localizados, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado.

O uso do fogo controlado, para além de minimizar o risco de incêndio, serve as necessidades de diversos utilizadores do território, por meio, por exemplo, da promoção da renovação de pastagens, sendo que estas operações são também extremamente relevantes para fomentar o aumento da biodiversidade e para as espécies cinegéticas.

Última atualização: 26.05.2020 - 11:49 horas