“A Química entre nós…” foi tema de concurso escolar

09.06.2014

"A Química entre nós..." foi um concurso escolar dinamizado recentemente pela Câmara Municipal, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO, a Bayer Portugal, a rede de bibliotecas escolares do Ministério da Educação e Ciência e a Tapada Nacional de Mafra.

Foram objetivos desta iniciativa: contribuir para a reflexão sobre a utilidade da Química e as soluções que esta apresenta, tendo por base as pistas fornecidas pelo Conto Terra Vita Sadia; sensibilizar e esclarecer sobre a importância da Química na procura de soluções para melhorar o Ambiente, estabelecendo pontes para aspetos concretos que se relacionam com a importância e gestão das florestas, ciclo da água, alterações climáticas e soluções que promovam o fabrico de materiais mais sustentáveis e energeticamente eficientes, cujas consequências influenciam a saúde do planeta Terra e a sobrevivência da Humanidade; e estimular a leitura, a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências de escrita das crianças e jovens do concelho.

Este concurso destinou-se aos estabelecimentos de ensino com 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário e ensino profissional do concelho. No âmbito da atividade foram elaborados 6 trabalhos que envolveram cerca de 150 alunos da Escola O Mundo da Criança, da Escola Padre Francisco Soares e da Escola Básica 2,3 de Freiria.

O cartaz "Mãos à obra", elaborado por alunos do 8.º C da Escola Padre Francisco Soares, orientados pela professora Paula Martins, com a colaboração dos respetivos professores de Educação Visual e de Português, foi o premiado na iniciativa. Como prémio, aquela turma recebeu um kit da Química e um salgueiro para plantar na sua escola, tendo os alunos que elaboraram o referido trabalho recebido diplomas de participação, o que aconteceu no dia 6 de junho, no Centro de Educação Ambiental. A estes será ainda proporcionada uma visita à Tapada Nacional de Mafra, parceiro do projeto.

Última atualização: 30.04.2020 - 15:44 horas