83 famílias vão receber apoio municipal para pagamento da sua renda habitacional

27.11.2020

Durante o próximo ano a Câmara Municipal vai apoiar o pagamento de rendas habitacionais a 83 agregados familiares residentes no Concelho, no âmbito do seu programa de apoio ao arrendamento.

Esses 83 apoios correspondem ao número total de candidaturas apresentadas em 2020 a este programa que cumprem os requisitos definidos pelo regulamento do mesmo.

Desta forma, durante 2021, a Câmara Municipal investirá um valor de 193.064,52 euros por meio daquele instrumento de política pública (que terá a sua 12.ª edição), o que corresponde a um investimento mensal de 16.088,71 euros.

De realçar que o Programa de Apoio ao Arrendamento tem revelado um impacto bastante positivo ao longo das suas várias edições. Contemplando a atribuição de apoios a famílias que se encontram em contextos mais vulneráveis, possibilita a criação de uma alternativa aos tradicionais realojamentos e, consequentemente, dá oportunidade aos agregados beneficiários de se manterem na sua comunidade de origem, estreitando laços de pertença e evitando fenómenos de segregação.

Por outro lado, o Programa de Apoio ao Arrendamento tem proporcionado a consolidação dos rendimentos mensais em famílias de parcos recursos, evitando a execução de ações de despejo e permitindo que sejam assegurados os pagamentos das diversas despesas mensais essenciais (luz elétrica, água, alimentação, entre outras). Para além de contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade (resolvendo situações de sobrelotação, de ausência de infraestruturas, entre outras), o referido programa tem impactado positivamente na condição psicossocial dos beneficiários, promovendo o aumento da qualidade de vida de todas as famílias envolvidas.

Até ao momento, no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento, foram atribuídos 840 apoios, o que corresponde a um investimento de mais de dois milhões de euros.

Última atualização: 30.11.2020 - 18:27 horas