16.ª Semana Europeia da Mobilidade passou por Torres Vedras

03.10.2017

«Mobilidade verde, partilhada e inteligente» foi o tema da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa à qual o Município voltou a associar-se.

Sob o slogan «A partilhar, chegamos mais longe», a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre os dias 16 e 22 de setembro, promoveu soluções de mobilidade partilhada e realçou os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos. Esta Semana encorajou os municípios europeus a criar e promover meios de transporte sustentáveis e a convidar as pessoas a experimentarem alternativas à utilização do carro.

Foram várias as iniciativas promovidas pelo Município ao longo daquela Semana, nomeadamente: medições de ruído em vários locais de Torres Vedras, sendo de destacar neste particular as efetuadas no Largo de S. Pedro no Dia Europeu Sem Carros; sessões de sensibilização sobre mobilidade nas EB/JI da Ventosa e da Assenta e na Escola de Serviços e Comércio do Oeste, a que assistiram 76 alunos; e um passeio de bicicleta realizado pela cidade, em que participaram 27 alunos da Escola Secundária Henriques Nogueira.

Taça Academia Joaquim Agostinho 2017 – Socimaster e o percurso pedestre Rota do Castro do Zambujal (PR4), realizado no âmbito da iniciativa Passos no Concelho, também se integraram no programa de atividades municipais da Semana Europeia da Mobilidade.

Esta Semana teve, como é habitual, o seu corolário no dia 22, Dia Europeu sem Carros, durante o qual o Largo de S. Pedro esteve encerrado ao trânsito motorizado, tendo nesse local sido instalado um mini-circuito pedagógico com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem abrangente sobre a utilização da bicicleta. 83 alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico (do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias e da Comunidade Educativa FAROL usufruíram desta atividade.

De referir ainda que o espetáculo de circo contemporâneo “E-NXADA” realizado pela Companhia Erva Daninha, à noite, no Largo de Wellington, no âmbito do programa Largo Co(n)vida, também se enquadrou neste Dia Europeu Sem Carros.

MEDIDAS PERMANENTES ADOTADAS

- Distribuição gratuita de cartão das bicicletas Agostinhas aos alunos das escolas de Torres Vedras entre os 14 e os 18 anos, com validade de 1 ano;

- Implementação do projeto Biklio - Consiste na divulgação da aplicação para telemóvel-app de nome Biklio, que ao ser instalada nos telemóveis dos utilizadores de bicicleta poderá proporcionar descontos em estabelecimentos comerciais aderentes (Spots) - Projeto europeu TRACE (Walking and Cycling Tracking Services). O projeto Biklio pode ser seguido no site e facebook respetivos.

Última atualização: 18.02.2019 - 12:30 horas