11.ª edição da "Temporada Darcos" está a decorrer

29.01.2018

Temporada Darcos 018 está a decorrer.

O primeiro concerto desta iniciativa teve lugar no dia 19 de janeiro, no Teatro-Cine, tendo o mesmo sido protagonizado pela Orquestra Sinfónica de Castela e Leão, acompanhada pela consagrada soprano Elisabete Matos, que na ocasião foi agraciada com a Medalha da Cidade. Nesse concerto foi estreada uma obra da autoria de Nuno Côrte-Real -"Canções Helénicas de Sophia", que parte de poemas de Sophia de Melo Breyner Andersen, as quais foram compostas propositadamente para a voz daquela soprano que é a maior cantora lírica portuguesa da atualidade, com um percurso por salas de espetáculo de diversos locais do mundo.

O programa do concerto incluiu ainda "Wesendonck Lieder", de Richard Wagner, "A Consagração da Casa", de Beethoven, e "Les Nuits d'Étè", de Berlioz.

Este espetáculo foi levado no dia seguinte ao grande auditório do Centro Cultural de Belém.

Incentivar o turismo cultural, promovendo a região Oeste e Lisboa, é a grande aposta desta décima primeira edição da Temporada Darcos, que tendo o Teatro-Cine como local de base se estenderá a outros locais de Lisboa, no âmbito de parcerias com o Teatro da Trindade/Inatel e com a Fundação Culturgest, bem como ao Porto, Leiria, Alter do Chão e Alenquer. Está previsto no âmbito desta iniciativa cultural a estreia de peças de vários compositores portugueses, a participação de uma outra orquestra internacional - Orquestra Sinfónica Giuseppe Verdi -, uma ópera e, pela primeira vez, masterclasses com músicos como Elisabete Matos, esta já nos dias 5 e 6 de fevereiro, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

Recorde-se que a Temporada Darcos constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional, a qual é apoiada pela Câmara Municipal, e em que se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria realizados no Teatro-Cine e interpretados pelo grupo Ensemble Darcos (um dos melhores grupos de música de câmara nacionais, o qual é orientado pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real), mas também por aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, tendo também já contado com a participação de proeminentes figuras do panorama musical nacional enquanto comentadores. É também dirigida por Nuno Côrte-Real.

Última atualização: 14.02.2019 - 17:03 horas